A representação das crianças sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais: um olhar para as pesquisas da UFSM
Resumo
O presente trabalho tem por foco realizar uma pesquisa sobre as representações que
as crianças têm da escola no processo de transição da Educação Infantil para os Anos
Iniciais. O trabalho é constituído a partir da análise de trabalhos de conclusão de
curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidos na Universidade
Federal de Santa Maria/RS, disponíveis no repositório online da Capes. Desta forma,
caracteriza-se sendo uma pesquisa de análise bibliográfica, em que o objetivo geral é
pesquisar como as representações das crianças sobre a escola se modificam no
processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. E como objetivos
específicos: analisar como as representações das crianças sobre escolas estão sendo
retratadas nas pesquisas; e compreender o processo de transição que as crianças
passam. Autores como Ariès (1973; 1981), Piaget (1970), Nascimento (2015), Corsaro
(1997), Kramer (2007), contribuem referencialmente para trabalhar com os conceitos
de criança, infância, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Neste sentido, é
importante os professores compreenderem o impacto da transição para a criança, pois
ela continua tendo necessidade de brincadeiras, de interações que envolvem o lúdico
e isso deve-se mostrar presente no desenvolvimento social e cognitivo da criança
durante as aulas e na organização dos conteúdos na etapa dos Anos Iniciais.