Política e trabalho pedagógico da EJA EPT: olhares sobre o Curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja – RS
Fecha
2021-01-15Primeiro membro da banca
Ferreira, Liliana Soares
Segundo membro da banca
Castro, Mad`Ana Desirée Ribeiro de
Terceiro membro da banca
Chaves, Taniamara Vizzoto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação insere-se na temática trabalho e educação, na Linha de Pesquisa Políticas
e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM. Esta pesquisa tem como
objetivo geral analisar as políticas da EJA EPT e o trabalho pedagógico no Curso Técnico em
Cozinha do Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Borja – RS, a partir dos discursos dos
estudantes. Os objetivos específicos são os seguintes: contextualizar a trajetória da política de
Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e
Adultos; conhecer a historicidade da política e as características dos estudantes da EJA EPT do
Curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja; identificar, a
partir dos discursos dos estudantes, como se materializam a política de EJA EPT e o trabalho
pedagógico no Campus. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e tem como
instrumentos para a produção de dados as análises documentais, a aplicação de questionários e
a realização de grupo focal. As análises foram organizadas a partir da análise de conteúdo de
Bardin (2011). Como principais referenciais teóricos têm-se Manfredi (2016), Marx (2013),
Konder (2004), Saviani (2007), Ferreira (2010 e 2018), Maraschin (2015 e 2019), Vieira Pinto
(2010/2017), Ciavatta (2019), Frigotto (2012), Bardin (2011), Arroyo (2017). Os resultados
demonstram que o TP contribui para a formação de sujeitos críticos e comprometidos com o
desenvolvimento social, mas o mundo do trabalho no município tende a precarizar o
profissional Técnico em Cozinha. A partir dessas constatações pelos discursos dos estudantes,
sugerem-se ações para a gestão do IF de reformulação no curso e nas práticas, e ações para a
gestão municipal, no sentido de valorizar as formações técnicas e superiores no mundo do
trabalho de São Borja - RS.
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