dc.contributor.advisor | Cobo, Joselaine Brondani Medeiros | |
dc.creator | Hennig, Neusa Elisabete Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2016-09-14T13:57:57Z | |
dc.date.available | 2016-09-14T13:57:57Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2165 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article presents a study about the educational dimension of short films production during Literature classes, its implications to the teaching and learning process, possibilities and limitations. At the beginning occurred an implementation of the activity with the students, during second semester of 2009, with three second grade groups of high school of E. E. E. B. Profa. Margarida Lopes (Santa Maria - RS). Such activity, using media in the learning process, started with the reading and discussion of literary books: A Moreninha, O Guarani, Memórias de um sargento de milícias, Dom Casmurro, Luzia Homem and O cortiço, which the candidates to the University Access Selection Program (PEIES/UFSM) are required to read. At the end, the students produced ten short films. To do the study, reports and questionnaires answered by them about their learning experience were collected, making use of documentary research procedures and content analysis. According to the obtained results, the subjects approved this methodology because they acquired Literature knowledge and also developed wider abilities and skills in general required for people to live in society in a fair, productive and autonomous way. So, teachers of any area can use this methodology. As conclusion, this work hopes to bring contributions to teachers of Literature and other areas to adopt technology devices (video, in this case) for teaching purposes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Video | por |
dc.subject | Curtas-metragem | por |
dc.title | Perspectiva educativa da produção de curtas-metragem em aulas de Literatura | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta uma compreensão da dimensão educativa da produção de curtas-metragem em aulas de Literatura, suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem, possibilidades e limitações. Para realizar esse estudo, primeiramente foi implementada uma atividade durante o 2º semestre de 2009, envolvendo alunos de três turmas de 2ª série de Ensino Médio na E. E. E. B. Profa. Margarida Lopes (Santa Maria – RS). Tal atividade, constituída a partir da inserção de mídias na prática de aprendizagem, começou com a leitura e discussão de obras literárias: A Moreninha, O Guarani, Memórias de um sargento de milícias, Dom Casmurro, Luzia Homem e O cortiço, pertencentes à bibliografia obrigatória do Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES/UFSM), culminando na produção de dez curtas-metragem. Para realizar a pesquisa, foram coletados relatórios e questionários respondidos pelos sujeitos a respeito de sua experiência de aprendizagem, utilizando-se procedimentos da pesquisa documental e análise de conteúdo. De acordo com os resultados obtidos, foi constatado que os sujeitos apontam a validade de utilização dessa metodologia, pois mencionam a possibilidade de construção tanto de conhecimentos literários quanto o desenvolvimento de habilidades e competências mais amplas, necessárias às pessoas para viver em sociedade de maneira justa, produtiva e autônoma. Logo, a metodologia apresentada pode ser utilizada por professores de qualquer área. Portanto, o trabalho espera trazer contribuições para professores de Literatura e demais disciplinas quanto à utilização de recursos da mídia (vídeo, no caso) com fins pedagógicos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |