dc.contributor.advisor | Fioreze, Leandra Anversa | |
dc.creator | Hermes, Simoni Timm | |
dc.date.accessioned | 2016-09-15T13:37:11Z | |
dc.date.available | 2016-09-15T13:37:11Z | |
dc.date.issued | 2010-11-19 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2177 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs aplicadas à educação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Racionalidade didática | por |
dc.title | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação: uma racionalidade didática na formação de educadores especiais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo monográfico objetiva problematizar as TIC aplicadas à educação como uma racionalidade didática na formação de educadores especiais. Especificamente, busca-se compreender a inserção das tecnologias da informação e da comunicação na formação de educadores especiais, num curso na modalidade a distância, por meio da disciplina "Informática na Educação Especial", bem como discutir a presença de uma racionalidade didática na formação dos educadores especiais. Para tal, percorre-se um caminho investigativo vinculado à perspectiva pós-estruturalista, de inspiração foucaultiana. Na análise e na discussão dos dados, utiliza-se o material didático do Curso em questão e algumas atividades desenvolvidas com os/as alunos/as, constituindo, por isso, as unidades analíticas: a) as tecnologias como um imperativo das políticas de governo na formação docente; b) as tecnologias para aprender; c) as tecnologias para a produção dos sujeitos da aprendizagem. Essas unidades analíticas permitem considerar as TIC aplicadas à educação, especialmente pelo entendimento de recursos metodológicos e de recursos tecnológicos, como uma racionalidade didática na formação docente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |