Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversa
dc.creatorHermes, Simoni Timm
dc.date.accessioned2016-09-15T13:37:11Z
dc.date.available2016-09-15T13:37:11Z
dc.date.issued2010-11-19
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2177
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs aplicadas à educaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectRacionalidade didáticapor
dc.titleTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação: uma racionalidade didática na formação de educadores especiaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo monográfico objetiva problematizar as TIC aplicadas à educação como uma racionalidade didática na formação de educadores especiais. Especificamente, busca-se compreender a inserção das tecnologias da informação e da comunicação na formação de educadores especiais, num curso na modalidade a distância, por meio da disciplina "Informática na Educação Especial", bem como discutir a presença de uma racionalidade didática na formação dos educadores especiais. Para tal, percorre-se um caminho investigativo vinculado à perspectiva pós-estruturalista, de inspiração foucaultiana. Na análise e na discussão dos dados, utiliza-se o material didático do Curso em questão e algumas atividades desenvolvidas com os/as alunos/as, constituindo, por isso, as unidades analíticas: a) as tecnologias como um imperativo das políticas de governo na formação docente; b) as tecnologias para aprender; c) as tecnologias para a produção dos sujeitos da aprendizagem. Essas unidades analíticas permitem considerar as TIC aplicadas à educação, especialmente pelo entendimento de recursos metodológicos e de recursos tecnológicos, como uma racionalidade didática na formação docente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples