Mostrar registro simples

dc.creatorBader Khun, Mhdi Ibrahim
dc.date.accessioned2021-08-09T11:17:49Z
dc.date.available2021-08-09T11:17:49Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21816
dc.description.abstractThe general goal of this research is to map text responses family genres in texts in Portuguese language textbooks of the final years of elementary school and the three years of high school. To achieve this goal, it is going to be used the theoretical assumptions of the Systemic Functional Linguistics, with a focus on the Australian perspective over the genres of the text; specifically, of the text responses family (ROTHERY, 1986; ROTHERY, 1993; MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2008) that, according to Rose and Martin (2012), makes use mainly of the Appraisal semantic-discursive system (MARTIN; WHITE, 2005) to achieve its social purpose. The universe of analysis in this research consists of the volumes of the Português linguagens collection, which was the most distributed by the National Program of the School Textbook in the schooling contexts in which this research was conducted. The collection of the texts was performed after clues of the social purpose of the text responses family, and as an excerpt, texts employed in chapters focusing the subjects of grammar teaching and text interpretation and production were used, constituting the corpus in a total amount of twenty-one texts. The analysis of the linguistic resources of the subsystems attitude and engagement of the Appraisal semantic-discursive system and the description of the schematic genre structure constituted of stages enable to evidence the specific social purpose of each genre. From that, two instantiations of the text genre of personal response were found, eight of the text review genre, one instantiation of the thematic interpretation genre and three instantiations of the genre critical response. Moreover, there were found six texts that instantiate the social purposes of the text responses, but they did not have their schematic genre structure and their specific social purpose described according to the Systemic Functional Linguistics to the present moment, and one text response no it was possible to classify it as a personal answer or review.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpor
dc.subjectGêneros de textopor
dc.subjectReações a textopor
dc.subjectAvaliatividadepor
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapor
dc.subjectSystemic functional linguisticseng
dc.subjectText genreseng
dc.subjectText responseseng
dc.subjectAppraisaleng
dc.subjectPortuguese language textbookseng
dc.titleGêneros da família de reações a texto em uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa: estudo na perspectiva sistêmico-funcional da linguagempor
dc.title.alternativeText responses family genres in one collection portuguese language textbooks: a study in the systemic functional perspective of the languageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa é mapear gêneros da família de reações a texto em livros didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Para isso, são utilizados pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, com foco na perspectiva australiana sobre gêneros de texto; especificamente, sobre a família de reações a texto (ROTHERY, 1986; ROTHERY, 1993; MARTIN; ROSE, 2008; CHRISTIE; DEREWIANKA, 2008; ROTHERY; STENGLIN, 2000) que, de acordo com Rose e Martin (2012), faz uso principalmente do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) para realizar seus propósitos sociais. O universo de análise desta pesquisa é formado pelos volumes da coleção Português linguagens, que foi a mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático nos âmbitos escolares em que esta pesquisa foi realizada. A coleta dos textos ocorreu a partir de pistas contexto-situacionais sobre o propósito social da família de reações a texto e, como recorte, foram selecionados textos utilizados em capítulos destinados ao ensino de gramática, interpretação e produção de textos, constituindo o corpus num total de vinte e um textos. A análise dos recursos linguísticos dos subsistemas atitude e engajamento do sistema semântico-discursivo de Avaliatividade e a descrição da Estrutura Esquemática de Gênero possibilitaram evidenciar o propósito social específico de cada gênero de texto. A partir disso, foram encontradas duas instanciações do gênero resposta pessoal, oito do gênero resenha, uma instanciação do gênero interpretação temática e três instanciações do gênero resposta crítica. Além disso, foram encontrados seis textos que instanciam o propósito social da família de reações a texto, mas não tiveram sua Estrutura Esquemática de Gênero e seu propósito social específico descritos conforme a Linguística Sistêmico-Funcional até o presente momento, e uma reação a texto não foi possível classificá-la como resposta pessoal ou resenha.por
dc.contributor.advisor1Fuzer, Cristiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5169963931397212por
dc.contributor.referee1Rottava, Lucia
dc.contributor.referee2Cabral , Sara Regina Scotta
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6933261183846453por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International