Estratégias de reprodução socioeconômica familiar: um estudo nos assentamentos rurais de Palmeira das Missões (RS)

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Data
2020-08-04Primeiro membro da banca
Matte, Alessandra
Segundo membro da banca
Chechi, Leticia Andrea
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação envolve a temática de reprodução social e econômica das unidades
familiares. Mais especificamente, procura analisar as estratégias de reprodução
socioeconômica das famílias residentes em assentamentos rurais do munícipio de Palmeira
das Missões (RS). Os assentamentos são denominados de Assentamento Potreiro Bonito,
Assentamento Terra Nova e Assentamento Antônio Joceli Correa (Nova Vida). A abordagem
teórico-metodológica de estudo utiliza a abordagem de diversificação dos meios de vida
(livelihoods) de Frank Ellis como ferramenta de desenvolvimento do estudo, bem como, para
a análise dos dados obtidos. A pesquisa a campo envolveu 33 famílias residentes nos
assentamentos citados no período de janeiro a março de 2020, por meio de entrevistas
realizadas pela própria pesquisadora. A metodologia de análise de dados consistiu na
estatística descritiva, na análise de conteúdo e na análise de clusters. Nesse sentido, foram
identificados os principais ativos, atividades e estratégias de reprodução socioeconômica
empregadas pelas famílias assentadas. Além disso, procurou-se construir tipologias de
famílias de acordo com as estratégias por elas empregadas. A escolha dos assentamentos
rurais como contexto empírico de pesquisa se deu pela continuidade do estudo iniciado na
graduação e por interesse pessoal. Os resultados demostraram que as famílias assentadas
utilizam inúmeras estratégias de reprodução socioeconômica familiar, em que estão
estratégias de produção (diversificação de atividades produtivas, acesso a créditos financeiros,
troca de serviços agrícolas e investimento na produtividade do solo), estratégias de renda e de
trabalho (diversificação de fontes de renda e pluriatividade), estratégias de parceria agrícola,
estratégias de autoconsumo familiar e estratégias de acesso aos mercados institucionais
(PNAE). Essas estratégias são baseadas, sobretudo, no contexto local, nas necessidades
imediatas da família, nas instabilidades de mercado e, principalmente, nos ativos sociais,
humanos, físicos, naturais e financeiros disponíveis às famílias. Além disso, foi possível
identificar quatro tipologias diferentes em relação às estratégias empregadas, divididas em
famílias pluriativas (que possuem rendimentos agrícolas e não agrícolas), famílias agrícolas
(mas pouco tecnificadas), famílias pecuaristas (intensiva na pecuária leiteira) e famílias que
produzem somente para o autoconsumo familiar (são aquelas em que os proprietários já são
aposentados, não possuem filhos morando na propriedade e gostam de morar no meio rural,
fazendo de seu lote um local de moradia).
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