Solução do problema de marketing direto com canibalismo: métodos exatos e heurísticos
View/ Open
Date
2020-03-23Primeiro membro da banca
Dal Forno, Gédson Mário Borges
Segundo membro da banca
Santos, Jose Vicente Canto dos
Metadata
Show full item recordAbstract
Hoje o mundo globalizado possui grande volume de dados disponíveis e que se tornam
fundamentais para empresas criarem estratégias para obter vantagens e se destacar em um
mercado cada vez mais competitivo. Os clientes estão cada vez mais exigentes, tornando
necessário as organizações criarem métodos para atingi-los de forma direcionada e interessante,
viabilizando o uso do marketing direto. O marketing direto é um conjunto de
estratégias que as empresas utilizam para mensurar a melhor alternativa para determinado
público alvo, buscando satisfazer a necessidade de cada indivíduo, buscando maximizar
as potencialidades das organizações. Diante desse contexto, esta pesquisa resolve o Problema
de Marketing Direto com Oferta de Produtos, utilizando métodos exatos e heurísticos,
mostrando que o melhor algoritmo heurístico existente na literatura não é robusto.
Além disso, é inserido o efeito Canibalismo, que ocorre quando dois produtos disputam
o mesmo mercado entre si e não devem ser ofertados simultaneamente para o mesmo
cliente. Foi realizada a inserção do efeito Canibalismo nos modelos exatos e heurísticos
que vem sendo estudados e comparados. Este problema mostra que os algoritmos têm
uma dificuldade elevada de tratar instâncias de grandes dimensões, que são situações próximas
da realidade, para isso propõe-se o uso de meta-heurísticas. Realizou-se testes com
358 instâncias, sem e com efeito de Canibalismo, obtendo 5864 resultados referentes ao
Modelo 1, Modelo 2, heurística H-R1, H-R2, meta-heurística Tabu GRASP e critérios de
Dissimilaridade e Similaridade. São realizadas comparações com todos os outros artigos
existentes na literatura, onde obteve-se resultados robustos e com melhor desempenho
para grande maioria dos problemas. Os arquivos usados na pesquisa para aplicação dos
métodos exatos e heurísticos, estão disponíveis no GitHub (www.github.com), através do
link https://github.com/greici/MARKETING-DIRETO-COM-CANIBALISMO-METODOS-
EXATOS-E-HEURISTICOS, a fim de auxiliar a comunidade acadêmica, em novas
pesquisas com Problema de Marketing Direto com Oferta de Produtos.
Collections
The following license files are associated with this item: