O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiras
Abstract
Este trabalho aborda a percepção dos profissionais de Relações Públicas no Brasil quanto ao fenômeno do Astroturfing, por esse motivo, foi proposta uma abordagem qualitativa por uma pesquisa exploratória. É relevante, analisar a perspectiva relacional nesta pesquisa exploratória, uma vez que viabiliza conhecer melhor a realidade do Astroturfing no Brasil, mais especificamente, no campo das Relações Públicas. Compreender a percepção dos profissionais de RRPP sobre o Astroturfing pode contribuir para debates mais críticos no campo das Relações Públicas. Ademais, promove-se, nessa perspectiva, mais reflexões acerca da prática do Astroturfing no Brasil, ocasionando uma maior visibilidade sobre o fenômeno. Pois entendemos que, dentro do cenário organizacional existem práticas disfarçadas de Relações Públicas. Assumindo o objetivo de simular públicos, como movimento de manifestação da opinião pública, que pode interferir em determinadas decisões ou concepções, seja do poder público, ou das organizações. Dessa maneira o objetivo geral desta pesquisa é conhecer a percepção dos líderes de opinião da área das Relações Públicas no Brasil acerca do fenômeno do Astroturfing. Para o desenvolvimento desse propósito, os objetivos específicos são: a) estudar o campo das Relações Públicas e do Astroturfing; b) indicar subáreas de Relações Públicas possivelmente impactadas pelo fenômeno; c) identificar líderes de opinião no campo das Relações Públicas no Brasil e d) investigar a percepção dos líderes de opinião sobre o Astroturfing. Para o levantamento da percepção dos profissionais de Relações Públicas acerca do Astroturfing no Brasil, serão efetuados dois movimentos para o percurso metodológico. O primeiro consiste na identificação dos líderes de opinião em Relações Públicas no Brasil (MOTA et al., 2016) e o segundo na aplicação de entrevistas semiestruturadas. Concluímos que a profissão de Relações Públicas é uma atividade de suma importância para uma boa comunicação organizacional. Por isso, é visível a necessidade de tratar o fenômeno do Astroturfing nas Relações Públicas, objetivando compreender mais a fundo o potencial que o processo de RRPP possui na formação de públicos.
Collections
The following license files are associated with this item: