Corpo/movimento na dinâmica curricular no cotidiano da educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2021-01-26Primeiro membro da banca
Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Segundo membro da banca
Cancian, Viviane Ache
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, partiu do problema de pesquisa “Qual o lugar de corpo/movimento na dinâmica curricular no cotidiano da Educação Infantil?”. O objetivo principal foi o de compreender o lugar do corpo/movimento no cotidiano da Educação Infantil de escolas de uma rede municipal da região Central do Rio Grande do Sul, com base nas narrativas das professoras. Buscou-se, além disso, identificar e analisar como as professoras se manifestam em relação ao corpo/movimento na dinâmica curricular no cotidiano da Educação Infantil; conhecer e analisar os documentos/registros relativos ao projeto pedagógico da Educação Infantil das escolas investigadas, em face da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho; identificar e analisar o conhecimento das professoras sobre o Projeto Político Pedagógico de cada escola em relação à Educação Infantil e as articulações do seu trabalho docente com as turmas, expressos por elas. Para isso, foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual se desenvolveu uma Pesquisa Narrativa. Participaram do estudo 10 membros da equipe pedagógica (professoras de Educação Infantil, diretoras, vice-diretora e supervisora), sendo uma professora da Escola Margarida Solitária e nove da Escola Recanto das Flores, que aceitaram participar da pesquisa. As narrativas foram produzidas em encontros formativos e em entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes, individualmente. Também se aplicou um questionário inicial, com o intuito de conhecer, de maneira prévia, as participantes do estudo, além da adoção o diário de campo para o registro das informações ao longo da pesquisa. Cabe ressaltar que o presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da universidade, sendo registrado sob o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 16345619.6.0000.5346 e aprovado pelo Parecer 3.470.458. Com inspiração nas principais ideias de Bakhtin, na análise das narrativas foram elaboradas três categorias: a) Buscando compreender o cotidiano da escola por meio de um trabalho colaborativo: um jogo de forças; b) As experiências corporais e formativas acerca do brincar na infância: sentidos e significados atribuídos pelas professoras; c) Corpo e movimento na dinâmica curricular no cotidiano na educação infantil: o que narram as professoras. Na análise das narrativas foi possível compreender que as experiências vividas pelas professoras, em sua escolaridade, não remetiam a um espaço propício para o brincar. Isto porque suas mais ricas experiências em torno do corpo/movimento foram narradas a partir de memórias vividas, principalmente no espaço/tempo de casa, e, em sua maioria, em meio à natureza, em formas de organização em que as crianças assumiam o protagonismo, vivido longe do olhar atento de um adulto. Nesse sentido, as professoras viveram uma escolarização e uma infância diferentes daquela em que estão desenvolvendo seu trabalho hoje, gerando, com isso, certo conflito interno. Ao longo da análise das narrativas, a rotina foi um dos elementos que ganhou força, se sobrepondo ao cotidiano vivido pelas crianças no espaço/tempo da Educação Infantil. Também se observou que o corpo/movimento aparecia apenas em enunciações que provocavam a reflexão ou indagação sobre o binômio corpo/movimento. Assim, compreende-se que o lugar desse binômio, no cotidiano da Educação Infantil de escolas municipais de um município da região Central do Rio Grande do Sul, é um lugar periférico, aparecendo, principalmente, em aspectos ligados à prescrição de atividades, ao “vir a ser” e a aspectos da Psicomotricidade, do Desenvolvimento Motor ou expresso por meio de uma dualidade entre corpo e mente.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: