Narrativas de formação continuada de professores de educação física: Programa Residência Pedagógica
View/ Open
Date
2020-08-21Primeiro membro da banca
Carlan, Paulo
Segundo membro da banca
Costa, Leandra Costa da
Metadata
Show full item recordAbstract
Atualmente, ser professor é um desafio diário. Entender as particularidades de cada escola, de
cada região e de cada aluno é uma necessidade do professor para uma melhor atuação docente
e, por reconhecer os obstáculos enfrentados pela classe docente, esse trabalho, desenvolvido
entre os anos de 2018 e 2020, dentro da linha de estudos socioculturais da Educação Física,
presente no curso de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria,
buscou devolver aos professores o protagonismo de sua prática, através de narrativas de
Formação Continuada (FC) que acontecem a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP).
Como o professor se coloca em processo de FC e como os possíveis conhecimentos produzidos
pela troca de experiências e vivências oportunizadas pelo PRP são utilizados em sua prática
pedagógica são alguns dos objetivos desse estudo. Com uma abordagem qualitativa e com o
auxílio de diários de campo, construídos a partir de observações semanais, e de entrevistas
semiestruturadas, a pesquisa se propôs a realizar uma análise de conteúdo e interpretação após
a coleta dos dados. Como resultados obtidos, percebe-se a compreensão, por parte dos
professores colaboradores do PRP como espaço de FC que oportuniza momentos de reflexão,
debate e de construção de novas possibilidades pedagógicas. Além disso, a constante troca de
saberes e experiências entre os participantes do PRP se apresenta como um importante elo de
conexão que possibilita uma qualificação da Formação Inicial (residentes) e da FC
(professores). Com isso, as narrativas apresentadas pelos professores colaboradores
demonstram um impacto em sua prática pedagógica causado pelo PRP, no sentido de que após
sua participação no programa, cada professor, de maneira diferente, modificou-se enquanto
docente, descobrindo novos caminhos para sua prática, bem como (re) descobrindo sentidos e
significados para sua atuação. Concluimos que o PRP ao priorizar discussões acerca do contexto
escolar, levando em conta a realidade dos docentes, proporciona um rico espaço de FC onde se
tem os professores como principais agentes desse momento. Compreender a FC na perspectiva
dos professores é essencial para que os futuros estudos da temática considerem estes, os
verdadeiros protagonistas de sua prática, e com isso, ocupem espaço de destaque em seu
processo formativo contínuo.
Collections
The following license files are associated with this item: