Educação ambiental na educação infantil: um estudo de caso na Fazenda Quinta da Estância Grande - Viamão/RS
Resumo
O presente estudo teve como propósito analisar as ações pedagógicas
desenvolvidas em Educação Ambiental para a Educação Infantil na Fazenda
Quinta da Estância, localizada no município de Viamão – RS. Os dados que
orientam essa análise foram obtidos através de trabalho de campo, de caráter
exploratório, desenvolvidos na Fazenda. Dessa forma, realizou-se uma entrevista
com cinco monitores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades com as
turmas da Educação Infantil. Analisou-se também, desenhos confeccionados por
crianças antes e após a visita na Fazenda, com o tema “Para você, o que é
natureza?”. Esta atividade foi realizada com quatro turmas de Educação Infantil
provenientes da região metropolitana de Porto Alegre que visitaram a Fazenda na
primeira quinzena de outubro de 2006. Após a análise dos dados e da bibliografia
pesquisada, foi verificado que as atividades desenvolvidas em cada projeto
proposto para as turmas de Educação Infantil apresentaram-se adequadas a essa
faixa etária, sobretudo, por oferecerem uma metodologia baseada nas
experiências concretas. Assim, deve-se enfatizar que estas atividades contribuem
de modo significativo para o desenvolvimento infantil, em termos cognitivos e
sociais, bem como para a ampliação de seu conhecimento ambiental. Isto pode
ser verificado, por exemplo, a partir da incorporação de diversos elementos
naturais nas gravuras realizadas pelas crianças após a visita. Conclui-se desse
modo que a Educação Ambiental para a Educação Infantil promovida na Fazenda
Quinta da Estância Grande é uma prática pedagógica com um caráter inovador,
diferenciado e que contempla princípios direcionados para a formação de
cidadãos preocupados com o futuro do meio ambiente.
Coleções
- Educação Ambiental [191]