O estudo da acústica a partir de unidades de ensino potencialmente significativas: contribuições para uma aprendizagem significativa
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-04Primeiro membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Segundo membro da banca
Calheiro, Lisiane Barcellos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta investigação apresenta os resultados obtidos a partir da elaboração e implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre os conceitos de Acústica. A presente pesquisa está fundamentada nos referenciais teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira e procurou responder a seguinte questão de pesquisa: De que forma a implementação de UEPS favorece a aprendizagem significativa de conceitos de Acústica de estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS? Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários para identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes do segundo ano do Ensino Médio sobre os conceitos associados ao som, questionários em nível introdutório a respeito dos mesmos conceitos, construção de aparatos musicais, mapas mentais e conceituais, assim como a avaliação somativa individual realizada ao final das atividades da UEPS, as quais foram implementadas nos meses de outubro e novembro de 2019. A análise dos instrumentos se deu numa abordagem qualitativa e evidenciou que os estudantes apresentaram avanços conceituais significativos sobre o conteúdo de ondas sonoras no decorrer das atividades. Sendo assim, é possível afirmar que a utilização de UEPS facilitou a aprendizagem significativa dos estudantes, pois permitiu que aperfeiçoassem/modificassem suas concepções iniciais, além de se mostrar como uma importante estratégia didática que pode servir de incentivo para sua mais frequente utilização.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
Construção e implementação de UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmica
Clave, Gilliane Hoehr (2019-07-09)Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da construção e implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e suas contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de Eletrodinâmica. ... -
Investigando a eficiência de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de integrais múltiplas mediadas por tecnologias digitais.
Schmidt, Luis Felipe Tatsch (2019-12-13)A presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, nível de mestrado, na Universidade Federal de Santa Maria, teve como objetivo elaborar, implementar e avaliar ... -
Integração de UEPS e projetos experimentais de aprendizagem no ensino de física no contexto do ensino médio integrado
Sestari, Fabiane Beatriz (2021-10-07)A modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional tem o intuito de aproximar o conhecimento científico dos conhecimentos culturais, sociais e do mundo do trabalho, permitindo ao aluno, não somente cursar a formação ...