dc.contributor.advisor | Charao, Andrea Schwertner | |
dc.creator | Silva, Lucas Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:49:47Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T18:49:47Z | |
dc.date.issued | 2018-12-03 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22533 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | In current times, with the constant technological advances, it becomes increasingly evident
the need and the importance of knowing how to programming. Schools are led to digitally
start their students increasingly early, but often this introduction is only in the context of
teaching how children and young people can enjoy the technological resources, not encouraging
them to be the modifiers or even the creators of such resources. This scenario
is due, in the most times, to the difficulty of approaching content related to programming
within the classroom, because this theme it is still seen as something very complex even by
teachers and, to overcome this problem, more effective and dynamic didactic strategies are
needed. In this sense, the present work intends to explore the development of a system of
irrigation and monitoring of a school garden as a theme for the teaching of programming in
schools of basic education, with the intention of uniting theory and practice in an activity that
allows a greater dynamism in the teaching process. In order to implement the initiative, was
carried out a systematic search and a methodical selection of the elements necessary to
work with children and young people, since hardware resources in order to make the automation
project feasible as a didactic strategy, as well as software tools that enable students
to program the components of the system in question. These resources are organized and
available in different formats and means, aiming at reusing them in different times and spaces. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de programação | por |
dc.subject | Automação | por |
dc.subject | Horta escolar | por |
dc.title | Irrigação e monitoramento de horta escolar como tema de iniciação à computação na educação básica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Nos tempos atuais, com os constantes avanços tecnológicos, cada vez fica mais evidente
a necessidade e a importância de se saber programar. Escolas são levadas a iniciar digitalmente
seus alunos desde cedo, porém, muitas vezes, essa introdução fica apenas no
âmbito de ensinar como as crianças e jovens podem usufruir dos recursos tecnológicos,
não os incentivando a serem os modificadores ou até mesmo os criadores de tais recursos.
Este cenário é decorrente, na maioria das vezes, da dificuldade de se abordar os conteúdos
relacionados a programação dentro da sala de aula, pois ela ainda é vista como algo muito
complexo até mesmo pelos professores e, para contornar esse problema, são necessárias
estratégias didáticas mais eficientes e dinâmicas. Pensando nisso, no presente trabalho,
pretende-se explorar o desenvolvimento de um sistema de irrigação e monitoramento de
uma horta escolar como tema para o ensino de programação em escolas de educação básica,
com o intuito de unir a teoria e a prática em uma atividade que possibilite uma maior
dinamicidade no processo de ensino. Para a concretização da iniciativa, foi realizada uma
busca e seleção sistemáticas dos elementos necessários para se trabalhar com crianças e
jovens, desde recursos de hardware para que o projeto de automação seja viável enquanto
estratégia didática, como também ferramentas de software que possibilitem que os alunos
programem os componentes do sistema em questão. Estes recursos estão organizados
e disponíveis em diversos formatos e meios, visando seu reaproveitamento em diferentes
tempos e espaços. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |