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dc.contributor.advisorCharao, Andrea Schwertner
dc.creatorSilva, Lucas Ferreira da
dc.date.accessioned2021-10-22T18:49:47Z
dc.date.available2021-10-22T18:49:47Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22533
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2018.por
dc.description.abstractIn current times, with the constant technological advances, it becomes increasingly evident the need and the importance of knowing how to programming. Schools are led to digitally start their students increasingly early, but often this introduction is only in the context of teaching how children and young people can enjoy the technological resources, not encouraging them to be the modifiers or even the creators of such resources. This scenario is due, in the most times, to the difficulty of approaching content related to programming within the classroom, because this theme it is still seen as something very complex even by teachers and, to overcome this problem, more effective and dynamic didactic strategies are needed. In this sense, the present work intends to explore the development of a system of irrigation and monitoring of a school garden as a theme for the teaching of programming in schools of basic education, with the intention of uniting theory and practice in an activity that allows a greater dynamism in the teaching process. In order to implement the initiative, was carried out a systematic search and a methodical selection of the elements necessary to work with children and young people, since hardware resources in order to make the automation project feasible as a didactic strategy, as well as software tools that enable students to program the components of the system in question. These resources are organized and available in different formats and means, aiming at reusing them in different times and spaces.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de programaçãopor
dc.subjectAutomaçãopor
dc.subjectHorta escolarpor
dc.titleIrrigação e monitoramento de horta escolar como tema de iniciação à computação na educação básicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoNos tempos atuais, com os constantes avanços tecnológicos, cada vez fica mais evidente a necessidade e a importância de se saber programar. Escolas são levadas a iniciar digitalmente seus alunos desde cedo, porém, muitas vezes, essa introdução fica apenas no âmbito de ensinar como as crianças e jovens podem usufruir dos recursos tecnológicos, não os incentivando a serem os modificadores ou até mesmo os criadores de tais recursos. Este cenário é decorrente, na maioria das vezes, da dificuldade de se abordar os conteúdos relacionados a programação dentro da sala de aula, pois ela ainda é vista como algo muito complexo até mesmo pelos professores e, para contornar esse problema, são necessárias estratégias didáticas mais eficientes e dinâmicas. Pensando nisso, no presente trabalho, pretende-se explorar o desenvolvimento de um sistema de irrigação e monitoramento de uma horta escolar como tema para o ensino de programação em escolas de educação básica, com o intuito de unir a teoria e a prática em uma atividade que possibilite uma maior dinamicidade no processo de ensino. Para a concretização da iniciativa, foi realizada uma busca e seleção sistemáticas dos elementos necessários para se trabalhar com crianças e jovens, desde recursos de hardware para que o projeto de automação seja viável enquanto estratégia didática, como também ferramentas de software que possibilitem que os alunos programem os componentes do sistema em questão. Estes recursos estão organizados e disponíveis em diversos formatos e meios, visando seu reaproveitamento em diferentes tempos e espaços.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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