Atividades práticas de física e motivação: uma abordagem didático-pedagógica
Fecha
2021-07-26Primeiro membro da banca
Barin, Claudia Smaniotto
Segundo membro da banca
Oliveira, Gilberto Orengo de
Terceiro membro da banca
Neide, Italo Gabriel
Quarto membro da banca
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Investigamos a utilização de atividades práticas, que além da sua função didática pedagógica, auxiliem na promoção da motivação dos estudantes na disciplina de Física, no segundo ano do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida com sete turmas (três em 2017 e quatro em 2018) de um Colégio Público Federal. O aporte teórico que balizou a pesquisa foi constituído por estudos de diversos autores referentes à utilização das atividades experimentais e a respeito da motivação. Visando conhecer como as atividades experimentais estão sendo abordadas na literatura especializada, realizamos uma revisão bibliográfica que abarcou os artigos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física no período compreendido entre os anos de 2002 até 2017. Encontramos 138 artigos sobre essa temática, dos quais somente 17 eram destinados ao Ensino Médio. Com o objetivo de desenvolver atividades práticas, que desempenhem além da função pedagógica o papel de fomentar a motivação dos alunos, nos assuntos estudados na disciplina de Física, utilizamos uma abordagem baseada em Educational Design Research. Tendo como base essa concepção de pesquisa, que é utilizada para resolver problemas práticos em contextos reais, por meio de um processo cíclico de análise e exploração, design e construção, e avaliação e reflexão, desenvolvemos a nossa investigação. Para tornar mais claro, prático e possibilitar uma visão mais holística do nosso trabalho, desenvolvemos uma Matriz Operacional Panorâmica, que permite, após a realização das atividades, com base nas observações e anotações do Diário de Bordo, propor alterações para as atividades seguintes no mesmo ano (com conteúdos diferentes) ou na mesma atividade que a ser implementada no próximo ano. Com esse direcionamento, implementamos as atividades práticas no ano de 2017, cujos resultados são apresentados. Ao final do referido ano letivo, os estudantes responderam um questionário, referente as oito atividades práticas desenvolvidas, o qual foi composto por oito questões abertas. Por meio deste, buscamos conhecer mais a fundo as opiniões dos estudantes referentes a realização das atividades práticas, cuja análise foi realizada utilizando a Análise de Conteúdo concebida por Bardin (2007). Baseado nas análises, nas observações feitas durante a realização das atividades, nas anotações do Diário de Bordo e na análise do questionário, reelaboramos as oito atividades e essas foram novamente implementadas no ano de 2018, seguindo a mesma sistemática do ano anterior. Realizamos uma análise individual de cada uma das oito atividades, tendo como base as opiniões dos estudantes sobre estas, e um comparativo entre as atividades de 2017 e 2018. Investigamos, ainda, a Motivação e a Eficiência das diferentes Estratégias de Ensino, utilizadas pelos professores, a partir da opinião dos estudantes de 2018. Com a análise das categorias finais oriundas dos questionários respondidos pelos estudantes, apresentamos os princípios de design que devem ser considerados na elaboração das atividades práticas para que essas, além da sua função pedagógica, também fomentem a motivação dos estudantes para o estudo da disciplina de física.
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