dc.contributor.advisor | Scheuer, Cristiano José | |
dc.creator | Badke, Julia Brescovici | |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T17:43:11Z | |
dc.date.available | 2021-10-29T17:43:11Z | |
dc.date.issued | 2021-10-18 | |
dc.date.submitted | 2021-10-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22658 | |
dc.description.abstract | Aluminum alloys of 5000 series are widely employed in engineering applications due characteristics such as high thermal conductivity, high corrosion resistance, good weldability and conformability. Specifically, class 5052 is increasingly replacing steels in marine and automotive industries. Currently, these industries seek continuous improvements regarding their productive processes and product quality, avoiding issues closely related to unsuitable production operations planning. Important tools towards the adequate design of manufacturing process and related final product characteristics are the microstructural and mechanical characterization, which allows identifying conditions leading to variations in the material behavior during its processing. As an effort to contribute on this matter, this work aims on evaluating the microstructural characteristics and mechanical properties of the 5052-H32 aluminum alloy. Microstructural characterization was performed using optical microscopy, scanning electron microscopy and X-ray diffraction techniques, while mechanical characterization was conducted means of tensile and hardness tests. From the microstructural and mechanical characterizations results, the anisotropic characteristics and conformability parameters of the studied alloy were determined. The obtained results show that the materials microstructure is constituted such as Al3Fe and Al3Mg2 intermetallic particles and Al2O3 inclusions precipitated in an aluminum matrix (-Al). Plasticity increases regarding the rolling orientation from 0° to 45° and decreases from 45° to 90°, while elasticity has an opposite behavior and hardness is not affected by the rolling direction. The mean and planar anisotropy indexes values indicate the suitability of the material by forming processing. Finally, the strength coefficient and strain hardening exponent values indicate that the alloy has lower formability than other Al alloys used in similar applications. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | 5052-H32 aluminum alloys | eng |
dc.subject | Anisotropy | eng |
dc.subject | Mechanical properties | eng |
dc.subject | Anisotropic characteristics | eng |
dc.subject | Conformability parameters | eng |
dc.subject | Microstructural characterization | eng |
dc.subject | Liga de alumínio 5052-H32 | por |
dc.subject | Caracterização microestrutural | por |
dc.subject | Propriedades mecânicas | por |
dc.subject | Características anisotrópicas | por |
dc.subject | Parâmetros de endurecimento | por |
dc.subject | Anisotropia | por |
dc.title | Caracterização experimental da anisotropia em chapas de alumínio da série 5XXX casse 5052-H32 | por |
dc.title.alternative | Experimental characterization of the anisotropy on 5XXX class 5052-H32 aluminun sheets | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | As ligas de alumínio da série 5000 são amplamente utilizadas em aplicações de engenharia devido às suas características como alta condutividade térmica, alta resistência à corrosão, boa soldabilidade e conformabilidade. Especificamente, a classe 5052 está sendo cada vez mais utilizada em substituição ao aço nas indústrias naval e automotiva. Atualmente, essas indústrias buscam melhorias contínuas em seus processos produtivos e na qualidade dos produtos, evitando problemas intimamente relacionados ao planejamento inadequado das operações de produção. Neste sentido, a caracterização mecânica e microestrutural dos materiais constitui uma importante ferramenta para o dimensionamento adequado do processo de fabricação e das respectivas características do produto final, permitindo identificar condições que levam a variações no comportamento do material durante seu processamento. Buscando contribuir neste assunto, este trabalho tem como objetivo avaliar as características microestruturais e propriedades mecânicas da liga de alumínio 5052-H32. A caracterização microestrutural foi realizada por meio de microscopia óptica, eletrônica de varredura e difração de raios-X, enquanto a caracterização mecânica foi realizada por meio de ensaios de tração e dureza. A partir do resultado das caracterizações microestrutural e mecânica, foram determinadas as características anisotrópicas e parâmetros de endurecimento da liga estudada. Os resultados obtidos evidenciam que a microestrutura do material é constituída por partículas de intermetálicos tipos Al3Fe e Al3Mg2, e por inclusões de Al2O3 em uma matriz de alumínio (-Al). Os valores da plasticidade aumentam no intervalo entre 0° à 45° em relação ao sentido de laminação, e diminuem de 45° à 90°; enquanto que a elasticidade tem comportamento inverso e a dureza não sofre influência da orientação de laminação. Os valores de índice de anisotropia médio e de anisotropia planar indicam a adequabilidade do material ao processamento por conformação mecânica. Por fim, os valores do expoente de encruamento e coeficiente de resistência indicam que a liga apresenta menor conformabilidade que outras ligas de Al empregadas em aplicações similares. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |