Um estudo etnográfico da interface entre família e escola situado na região oeste de Santa Maria
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Date
2020-05-11Primeiro membro da banca
Fonseca, Claudia Lee Williams
Segundo membro da banca
Brum, Ceres Karam
Metadata
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A presente pesquisa, intitulada “Um estudo etnográfico da interface entre família e escola situado na região Oeste de Santa Maria”, ancorou-se nas Ciências Sociais, em especial diálogo com a Antropologia. O método utilizado para o desenvolvimento do estudo foi a etnografia, partindo de uma abordagem qualitativa e o período de imersão em campo se deu de julho de 2018 ao início de outubro de 2019. Ainda que o ponto de partida seja o contexto escolar, buscou-se captar vários aspectos da relação família-escola, e, em especial, analisar a forma como as famílias são vistas e tratadas pela escola. A interface entre família e escola é um espaço por excelência de análise de tensões, conflitos e percepções divergentes que cercam as diferentes moralidades do espaço escolar. Procurou-se analisar limites e possibilidades dessa interface, bem como suas crises e resoluções – pensando especialmente no fato de que escola e famílias interferem e transformam uma a outra em suas percepções de mundo, desejos e projetos. Conclui-se que os efeitos e desdobramentos produzidos nessa interface são diversos, contraditórios, e que sua complexidade é atravessada por questões que também envolvem preconceito, discriminação e variadas violências.
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