O TESLLE e o TOEFL ITP: uma análise crítica da testagem de proficiência em leitura de inglês na UFSM
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Data
2021-05-07Primeiro membro da banca
Sarmento, Simone
Segundo membro da banca
Ticks, Luciane Kirchhof
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Para a permanência em programas de pós-graduação, no Brasil, os pós-graduandos precisam comprovar suficiência ou proficiência linguística em, pelo menos, uma língua estrangeira moderna. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), essa comprovação é obtida principalmente por meio dos resultados de testes como o Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) e a seção de leitura do TOEFL-ITP (Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program). Dessa forma, fundamentando-se na Análise Crítica de Gênero (ACG), o presente estudo relata resultados de investigações acerca desses testes enquanto práticas sociais de testagem de inglês para fins acadêmicos (English for Academic Purposes - EAP), a partir de documentos e amostras oficiais destes. Na análise contextual, foram identificadas as descrições oficiais, as características estruturais desses testes enquanto gênero, as condições de aplicação, as médias de pontuação, os objetivos e os públicos-alvo. Na análise textual, os textos-base foram analisados com relação ao gênero, aos conteúdos e às características estruturais. A análise das questões enfatizou a identificação das estruturas, dos tipos, dos enfoques e dos estratos que elas envolvem. A partir da relação indissociável entre texto e contexto, levantamos discussões sobre as concepções de proficiência, leitura e (multi)letramento(s) que subjazem aos testes, bem como sobre confiabilidade, validade e efeito retroativo. A concepção de proficiência em leitura de EAP do TESLLE diz respeito compreensão dos aspectos da léxico-gramática, semântica e pragmática, do gênero e do(s) discurso(s) de um texto autêntico, ao passo que, para a seção de leitura do TOEFL ITP, essa proficiência significa entender com imediatez e objetividade os aspectos semânticos e pragmáticos de textos breves e descontextualizados. Espera-se que este estudo contribua para a área de Linguística Aplicada e que os resultados ajudem a promover uma reflexão a respeito da importância e do papel social dessas práticas de testagem de leitura, que poderão contribuir para que esses testes sejam instrumentos benéficos para a sociedade.
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