Discursos que ressonam sentidos: por uma história das ideias discursivas a partir do autor Michel Pêcheux
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Data
2021-02-25Primeiro membro da banca
Ferreira, Ana Cláudia Fernandes
Segundo membro da banca
Oliveira, Guilherme Adorno de
Terceiro membro da banca
Silveira, Juliana da
Quarto membro da banca
Glozman, Mara Ruth
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste estudo, baseando-me nas contribuições teóricas da História das Ideias Linguísticas para pensar sobre a História das Ideias Discursivas (ORLANDI, 2018), apresentei um gesto de leitura bem particular para refletir sobre a Produção do Conhecimento Discursivo, trabalhando nas margens e nas fronteiras da língua, a partir das publicações do autor Michel Pêcheux. Nesse viés, questionei-me: que autor é Michel Pêcheux? A metodologia desenvolvida para buscar possíveis respostas para tal questão propôs a elaboração de: A) um estudo sobre os conceitos de autor e coautor; B) uma bibliografia atualizada, organizada a partir de um levantamento dos trabalhos publicados pelo autor Michel Pêcheux em Língua Francesa; bem como das traduções para a Língua Portuguesa publicadas no Brasil; C) um corpus propriamente dito e a organização de quadros, a partir de recortes em que o “discurso”, conceito que constitui a teoria, é definido; D) uma análise das contribuições desse autor para o estudo do conceito “discurso”, destacando não só como se efetiva o processo de Produção do Conhecimento sobre a Análise de Discurso, mas também seus dispositivos de interpretação no período de sua constituição, a partir de repetições, reformulações e ressonâncias do/no dizer. O corpus analítico desta pesquisa constituiu-se de recortes de artigos científicos (em Língua Francesa) da área das Ciências da Linguagem/Linguística publicados pelo autor Michel Pêcheux nas revistas científicas Langages e Linguistique Institut Nanterre Paris X – LINX, nos anos 1975 e 1980, na França. Como alguns resultados, destaco que problematizar o “movimento de coautoria” na Análise de Discurso, a partir da circulação do discurso teórico, possibilitou olhar para o processo e ver a História das Ideias Discursivas se construindo heterogênea, ainda que sustentando o efeito de unidade necessário à interpretação. A organização da bibliografia atualizada do autor Michel Pêcheux demandou movimentar-me no espaço contraditório que vai da saturação à raridade, passando por espaços vazios, envolveu investigação, cotejamento com outras bibliografias e conferência das publicações disponíveis, o que me permitiu colocar à disposição dos pesquisadores interessados pelo assunto o maior número possível de títulos e de suas traduções para a Língua Portuguesa, viabilizando acompanhar um pouco do caminho teórico trilhado pelo autor. A partir da definição de “discurso”, foram considerados outros conceitos mobilizados na constituição da teoria veiculada naquele período histórico e as suas (possíveis) “ressonâncias discursivas” (SERRANI, 1991) que movimentam significações na atualidade brasileira. Em se considerando o processo que permeia a Produção do Conhecimento Discursivo, a repetição, a reformulação e a ressonância são artifícios identificados no discurso do autor Michel Pêcheux, levando-me à compreensão de que o princípio da repetição não se sustenta na história, mas as “ressonâncias discursivas” sim, já que elas sempre recuperam/ressoam um discurso outro.
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