Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTassi, Rutineia
dc.creatorVogel, Thaís
dc.date.accessioned2021-11-19T14:07:26Z
dc.date.available2021-11-19T14:07:26Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22858
dc.description.abstractThe increase in temperature in urban areas caused by urbanization and magnified by global warming, has brought new questions about thermal comfort and the excessive use of air conditioning in urban homes.Thus, alternative solutions to these problems, based on the use of vegetation, especially green facade, are evaluated in this study. This type of practice minimizes the effects of solar radiation on walls during warmer periods, and can be designed to allow wall heating during the cold period, which is appropriate for southern Brazil region. In addition, green facade bring several ecosystem benefits within the urban environment, including the reduction of air pollution, acoustic noise and, through respiration and photosynthesis of the vegetation, can make the environment cooler, softening the phenomenon called Urban Heat Islands. Therefore, this work presents a review of the main aspects related to thermal comfort, sustainable buildings, bioclimatic architecture, green facade tipology, highlighting their benefits, and indications of the most suitable climbing plants with potential for using in the Southern Brazilian region. In addition to this review, the work also presents a desing of a green curtain, developed and executed in a Philanthropic Teaching Institution, named Colégio Marista Santa Marta, located in the city of Santa Maria, RS in a region of high social vulnerability. Therefore, the strategy adopted in this work was an action-research, aiming to implement a set of green curtain using low cost materials, due to greater appeal for application in social interest housing. The green curtain desing was previously carried out, considering technical criteria for elaboration and execution. The schools students were involved in diferent activities helded in the school, as an educational lecture, followed by the delivery of a booklet with instructions on how to care and how to make a green curtain. In a second moment, 18 girls from this institution were offered the opportunity to assemble green curtain installed on the external walls of the schools games room, which has problems related to the large solar incidence, justifying the implementation of this structure. Knowledge from different areas of Civil Engineering was used for the accomplishment of this work, besides the necessity of contact with techniques from other areas of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConforto térmicopor
dc.subjectBrise vegetalpor
dc.subjectJardins verticaispor
dc.subjectConscientização ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectThermal comforteng
dc.subjectGreen curtaineng
dc.subjectGreen facadeeng
dc.subjectEnvironmental awarenesseng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.titleProjeto e aplicação de brise vegetal em escola, visando conforto térmico e conscientização ambientalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoO aumento da temperatura causado pela aglomeração social, decorrente do desenvolvimento das cidades e ampliado pelo aquecimento global, tem trazido novos questionamentos a respeito do conforto térmico e do excessivo uso de ares condicionados nas edificações urbanas. Desta forma, soluções alternativas baseadas no uso de vegetação vêm merecendo destaque, especialmente os jardins verticais. Este tipo de prática minimiza os efeitos da radiação solar em paredes nos períodos mais quentes, e pode ser projetada para permitir o aquecimento durante o período frio, situação adequada para a região sul do Brasil. Além disso, os jardins verticais trazem diversos benefícios ecossistêmicos quando inseridos no meio urbano, incluindo a redução da poluição do ar, dos ruídos acústicos e, a partir da respiração e da fotossíntese da vegetação, pode deixar o ambiente mais fresco, amenizando o fenômeno denominado "Ilhas de Calor". Assim, este trabalho apresenta uma revisão sobre os principais aspectos relacionados ao conforto térmico, às construções sustentáveis, à arquitetura bioclimática, e, por fim, às diferentes tipologias de jardins verticais, destacando seus benefícios e analisando as espécies de plantas trepadeiras com potencial de uso na região Sul do Brasil. Além de uma revisão, o trabalho apresenta um projeto de um jardim vertical, do tipo brise vegetal, desenvolvido e executado em uma instituição filantrópica de ensino, Escola Marista Santa Marta, situada na cidade de Santa Maria (RS), em uma região de alta vulnerabilidade social. A estratégia adotada neste trabalho, portanto, foi uma pesquisa-ação a qual visou implementar um conjunto de brises vegetais com uso de materiais de baixo custo, adequados para aplicação em edificações de interesse social. Os alunos da escola foram envolvidos no maior número de atividades possíveis, incluindo uma palestra educativa, seguida pela entrega de uma cartilha com instruções de como cuidar e de como fazer um brise vegetal. Em um segundo momento, foi oportunizada a 18 meninas dessa instituição, a participação da montagem dos brises vegetais instalados nas paredes externas de uma sala de jogos da escola, a qual possui problemas relacionados com a grande incidência solar, justificando a implementação dessa estrutura. Conhecimentos de diferentes áreas da Engenharia Civil foram empregados para a realização deste trabalho, além da necessidade de contato com técnicas de outras áreas do conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto