Saber da não violência na formação docente: processos autocompositvos como mediação às violências no contexto escolar
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Data
2020-08-21Primeiro membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Segundo membro da banca
Mwewa, Christian Muleka
Terceiro membro da banca
Rosa, Geraldo Antônio da
Quarto membro da banca
Azevedo, Mauricio Cristiano de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A violência é um fenômeno que deve ser compreendido a partir de condicionantes das mais diversas
ordens, entre elas culturais, econômicas, políticas e psicossociais. A violência em âmbito escolar é um
tema emergente na contemporaneidade, haja vista os dados sobre índices elevados de violências
na/da/para a escola. O trabalho tem como objetivo principal investigar os saber da não violência na
formação docente e os processos autocompositivos como mediações à violência escolar. Assim, almeja
compreender a importância da formação docente e dos saberes da profissão e apresentar o “saber da
não violência” como uma possibilidade para trabalhar com a violência em curso no âmbito escolar. Além
disso, objetiva refletir sobre o desempenho do papel formativo e normativo do educador, que atua num
contexto permeado por múltiplas violências e, por último, investigar como a temática da
autocomposição para transformação de crises, conflitos e/ou violências (Mediação e Justiça
Restaurativa/JR) pode se constituir como ponto de referência às ações educativas contemporâneas,
mais especificamente na formação de professores. O percurso apresenta em seu amplo espectro a
compreensão hermenêutica sobre as temáticas da violência em âmbito escolar, bem como o ofício da
formação docente, da autocomposição de conflitos e da não violência. Ele desdobra-se na interface da
Filosofia da Educação e nas contribuições à linha de pesquisa LP1 (Docência, Saberes e
Desenvolvimento Profissional). O caminho metodológico utilizado foi a Hermenêutica, de Hans-Georg
Gadamer, entendendo que o procedimento de análise textual, orientado hermeneuticamente, busca
compreender o sentido do tema, bem como, confrontá-lo com seu contexto originário, estabelecendo
pontos de contato e de reconstrução. A hermenêutica visa dar contexto ao texto e dessa forma produzir
a mediação de sentido num horizonte compreensivo resultante da fusão da compreensão do leitor com
o autor da obra, em seus respectivos tempos históricos. Partindo da compreensão que pesquisar é
caminhar; compreender, é construir sentido, a questão norteadora que se apresenta para pensar é: em
que medida, os saber da não violência na formação docente e dos processos autocompositivos podem
ser considerados mediações à violência escolar? Nesse trabalho reuniu-se forças teóricas para
defender a tese de que a violência é o exato contrário da educação e, nesse sentido, a necessidade de
colocar em circulação ao longo desse construto a ideia do saber da não violência, como modo de
viabilizar uma “formação” de professores contra a barbárie. O saber da não violência situa-se como
uma recusa filosófica à violência em curso e como um caminho para a construção de uma cultura de
paz em âmbito escolar. Desse modo, visa ressignificar conceitos sobre JR, Mediação de Conflitos e
Círculos da JR que partejam, de forma maiêutica, das experiências dos autores. Por fim, aposta no
locus da formação docente e na máxima que interroga “para que educar”, afirmando uma postura
reflexiva de natureza filosófica atravessada pela dimensão da experiência formativa que mobiliza
conhecimentos mais profundos, calcados na arte, na cultura e nos clássicos. Reconhece que ainda há
muito a ser feito com relação as temáticas apresentadas, mas que esse trabalho se propõe a dar a sua
contribuição nos espaços escolares e da formação de professores.
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