Navegação Programa de Pós-Graduação em Administração por título
Itens para a visualização no momento 238-257 of 403
-
Investigação dos aspectos que sustentam a gestão do conhecimento nas organizações: relações entre o estilo e as ferramentas utilizadas
(2012-04-13)A gestão do conhecimento constitui-se num tema emergente e relevante ao contexto organizacional, principalmente àquelas organizações que vislumbram manutenção, crescimento, competitividade e inovação no mercado. Nos dias ... -
Investigando a influência das recomendações de produtos online no processo de decisão de compra sob a perspectiva Neuro-IS
(2018-03-01)Diante do surgimento de novas tecnologias que proporcionaram dinamismo à interação entre cliente e empresa, novas oportunidades de negócios se desenrolam, modificando a maneira como os consumidores agem, especialmente no ... -
Investimentos financiados pelo BNDES e o optionapproach: uma análise com dados em painel
(2008-07-18)A partir do conceito do option-approach e da sua influência nos níveis de investimento em períodos de instabilidade econômica de uma nação, construiu-se o pressuposto, baseado no estudo empírico de Alves e Luporini (2007), ... -
Investimentos socioambientais para posicionamento de marca: um estudo sobre imagem organizacional
(2011-03-10)O presente estudo tem como objetivo investigar a maneira como os Investimentos Socioambientais e demais ações de Responsabilidade Social Corporativa das empresas impactam na imagem organizacional delas perante seus ... -
Justiça organizacional e estresse no trabalho: um estudo com colaboradores do setor bancário de Santa Maria
(2013-04-02)O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação entre a percepção de justiça organizacional e o estresse no trabalho em colaboradores do setor bancário público e privado de Santa Maria. Desse modo, o referencial teórico ... -
Lei de responsabilidade fiscal e finanças públicas: impactos sobre as despesas com pessoal e endividamento nos estados brasileiros
(2013-05-04)O objetivo principal do presente estudo visa identificar os impactos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no comportamento dos gastos com pessoal e endividamento público, através da análise estatística paramétrica e ... -
Levantamento das necessidades de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação lotados na pró-reitoria de gestão de pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
(2014-07-24)Este trabalho teve por objetivo identificar quais são os critérios balizadores utilizados para a seleção dos cursos de capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (PROGEP/UFSM); ... -
Liderança e comprometimento: uma relação possível?
(2007-05-08)O tema desta pesquisa traz uma problemática vinculada a um modelo teórico sobre liderança desenvolvido por Likert (1975), e a um modelo teórico de comprometimento organizacional abordado por Allen e Meyer (1990, 1991, ... -
Manifestações da cultura organizacional em empresas virtuais - um estudo de caso
(2012-12-05)O presente trabalho tem por objetivo investigar como se formam os diferentes níveis de manifestação da cultura em empresas onde as interações por meios eletrônicos predominam. Para tanto, são identificadas as ferramentas ... -
Mapeamento de competências docentes: estudo entre acadêmicos de administração
(2011-10-19)As mudanças decorrentes dos novos tempos têm repercussão em todas as instâncias da vida em sociedade, gerando novas demandas sociais, políticas e consequentemente educacionais. Em meio ao novo contexto, é de extrema ... -
Mapeamento e gestão de processos aplicados na Pró-reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Santa Maria
(2014-04-29)No atual cenário a competitividade se mostra cada vez mais crescente, a globalização e as inovações tecnológicas trouxeram diversas mudanças para as organizações. Exigindo, principalmente, que as mesmas evoluam para os ... -
Marketing de relacionamento aplicado a redes de cooperação: os casos Mania Sul e Construmais
(2007-04-30)No presente estudo foram abordadas as ações de marketing de relacionamento, a partir da simbiose dos modelos descritos por Vavra (1993) e Souza (1997) em dois conglomerados varejistas de pequenas empresas, configurados em ... -
Marketing esportivo no futebol: um olhar à luz do paradigma do marketing de relacionamento
(2006-03-03)O marketing de relacionamento está re-emergido com potencial para uma nova visão de marketing. Em grande parte das áreas de negócios essa abordagem já vem sendo pesquisada, mas na área dos negócios esportivos existe uma ... -
Maturidade do alinhamento entre planejamento estratégico e tecnologia da informação em duas instituições federais de ensino superior
(2012-11-28)O alinhamento estratégico em uma organização refere-se à adequação e integração funcional entre ambientes externo e interno para desenvolver as capacidades e maximizar a performance organizacional. Nesse trabalho, foi ... -
Mercado brasileiro do leite: análise do impacto de políticas de estímulo à produção
(2016-03-07)A atividade leiteira, por muitos anos, foi realizada apenas para subsistência nas propriedades rurais brasileiras, passando a ser praticada como uma fonte de renda juntamente com o início da industrialização no país, na ... -
O mercado de carne de frango brasileiro no contexto dos novos acordos regionais de comércio: Transpacífico e Transatlântico
(2017-01-31)Os países desenvolvidos, fortemente impactados pela crise econômica e financeira de 2008, sinalizaram a recuperação a partir de negociações de dois grandes acordos no comércio internacional, a Parceria Transpacífico e a ... -
Modelagem de equações estruturais aplicada à propensão ao endividamento: uma análise de fatores comportamentais
(2012-12-10)O presente estudo buscou propor e validar um modelo de propensão ao endividamento, a partir de fatores comportamentais. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey com 1.046 habitantes da cidade de Santa Maria (RS). Como ... -
Um modelo de dinâmica de sistemas para avaliação de cenários no processo de remanufatura de cartuchos de toners e impressoras
(2022-05-11)O aumento da geração de resíduos oriundo das tecnologias da informação e do consumo de energia elétrica no Brasil mostra a necessidade da busca por soluções ambientais e econômicas. Os desenvolvedores de produtos empregam ... -
Modelo de gestão de compras em institutos de pesquisa
(2018-12-14)As universidades e os institutos de pesquisa são agentes que atuam na promoção do desenvolvimento socioeconômico nacional, por meio de pesquisas que capacitam recursos humanos, produzem e disseminam conhecimento. Nesse ... -
Modelo de negócios orientado para a gestão de práticas das mudanças climáticas e sua associação com a postura estratégica empresarial
(2021-11-18)As questões relacionadas ao meio ambiente vêm mudando a forma de gestão das organizações, influenciando processos e trazendo novas perspectivas e desafios. Com isso, as empresas, de modo geral, estão procurando maneiras ...