Navegação Programa de Pós-Graduação em Administração por orientadores "Scherer, Flavia Luciane"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 24
-
Balanced Scorecard no Instituto Nacional do Seguro Social: uma análise segundo a percepção dos servidores da linha de frente
(2012-11-30)O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão já consolidada que tem sido adotada tanto em organizações privadas quanto públicas. Um dos modelos mais utilizados, nesse sentido, é o Balanced Scorecard. Ocorre que o ... -
Respostas estratégicas ao ambiente institucional e a performance exportadora: o caso dos empreendedores do setor vitivinícola da campanha gaúcha - RS
(2014-02-20)Fazendo uso do aporte teórico da teoria institucional, em especial, os conceitos respostas estratégias, Isomorfismo e empreendedorismo institucional, assim como utilizando as três dimensões da escala experf para analisar ... -
O papel do consórcio de exportação na aquisição de inovação e os impactos na performance exportadora das empresas integrantes
(2012-01-29)O presente estudo tem por objetivo verificar o papel do consórcio de exportação na aquisição de inovação e os impactos resultantes na performance exportadora das empresas que integram a rede de cooperação. A partir da ... -
Intersecções entre as capacidades de marketing, os tipos estratégicos e o grau de internacionalização de empresas multinacionais brasileiras
(2021-09-09)Diante da nova dinâmica de mercado associada ao movimento de integração econômica entre distintos mercados pronunciada pela globalização, a compreensão do modo como as empresas operam estrategicamente frente ao mercado ... -
Investimentos socioambientais para posicionamento de marca: um estudo sobre imagem organizacional
(2011-03-10)O presente estudo tem como objetivo investigar a maneira como os Investimentos Socioambientais e demais ações de Responsabilidade Social Corporativa das empresas impactam na imagem organizacional delas perante seus ... -
Práticas de gestão do uso de material de consumo na Universidade Federal de Santa Maria
(2014-01-13)A questão ambiental vem ganhando espaço nas Instituições de Ensino Superior, tendo em vista a grande preocupação com o desenvolvimento sustentável e também com ações de gestão ambiental. Diante disso, as IFES têm um papel ... -
Decisões estratégicas e performance exportadora: estudo na indústria gaúcha
(2010-08-10)O presente estudo tem por objetivo geral verificar a relação existente entre as decisões estratégicas e a performance das empresas exportadoras gaúchas. Além disso, buscou-se descrever o perfil, caracterizar a atuação ... -
Análise de práticas de gestão sustentável em empresas internacionalizadas do setor químico brasileiro
(2011-03-10)A internacionalização dos negócios e a preocupação com a diferenciação dos produtos no mercado figura como uma tendência entre as organizações que visam crescimento. Para tanto cresce o número de organizações atentas em ... -
Estudo sobre a percepção dos servidores sobre a comunicação organizacional do CESNORS
(2016-05-05)O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) acerca da comunicação organizacional. Dentro dessa perceptiva, têm-se o caso do Centro de Educação ... -
As estratégias utilizadas no desenvolvimento do PDI em duas universidades federais da região sul
(2013-04-03)O objetivo foi investigar as estratégias adotadas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para realizar este ... -
Relação entre a reação emocional à propaganda em mídias sociais e a avaliação da marca
(2013-11-11)A internet tem alterado a maneira como os consumidores interagem entre si e com as empresas. As mídias sociais aparecem como um novo canal de comunicação para os negócios permitindo maior proximidade e interação das empresas ... -
Decisões institucionais episódicas e seus reflexos na internacionalização de empresas de mercados emergentes
(2020-03-05)O processo estratégico de tomada de decisões pode estar relacionado em fatores baseados na indústria, nos recursos específicos da empresa, ou ainda utilizar-se de ambos em conjunto, somados às condições institucionais ... -
O papel do empreendedor no desempenho internacional de uma empresa de base tecnológica
(2023-03-31)A presente dissertação se propôs a analisar o papel do empreendedor no desempenho internacional da empresa de base tecnológica. Para isso, foi realizado um estudo de caso único com uma startup do setor de e-commerce que ... -
O papel dos influenciadores de internacionalização no desempenho internacional das empresas de base tecnológica
(2016-05-23)Diante da constante necessidade de mudanças, a inovação gerada pelas Empresas de Base Tecnológica é capaz de formular mudanças e modelos de negócios eficientes em mercados cada vez mais inseguros. Concomitante a isso, o ... -
A internacionalização do setor vitivinícola no Rio Grande do Sul: uma análise sob a lente teórica da visão baseada em recursos
(2018-03-01)Nos últimos anos a atenção de diversos setores econômicos do Brasil tem se fortalecido em direção ao mercado externo. A internacionalização tem recebido notoriedade despontando como um importante desafio estratégico assumido ... -
Identificando as barreiras ao consumo verde
(2019-02-28)A medida em que as transformações que o planeta vem sofrendo afetam cada vez mais a população, nota-se que um novo conceito de consciência global vem surgindo. Diante disso, percebe-se que os consumidores estão cada vez ... -
A influência de uma instituição formal no processo de internacionalização de empresas
(2019-03-27)A globalização dos mercados é um fato que está em progressivo desenvolvimento e, neste sentido, o entendimento dos aspectos culturais e sociais surge como desafio fundamental no processo de internacionalização das empresas, ... -
Respostas estratégicas às pressões institucionais para a sustentabilidade e a sua relação com o grau de internacionalização
(2015-03-26)Inseridas em um ambiente dinâmico e em constantes transformações, as organizações contemporâneas precisam manter-se atualizadas, de forma a responderem estrategicamente às pressões institucionais recebidas do governo, ... -
A internacionalização do Banco do Brasil: produtos e serviços financeiros do Brasil para o mundo
(2010-11-30)Com a globalização, passou-se a verificar não somente o trânsito de bens. Mas, de uma gama de serviços que, ora podem os acompanhar, ora podem ser oferecidos exclusivamente. Teorias que colocavam o produto como centro de ... -
Superando a liability of outsidership na china: a experiência das empresas brasileiras no desenvolvimento do guanxi
(2013-03-01)À luz das discussões sobre internacionalização de empresas e os desafios inerentes à este processo, diversas teorias emergiram buscando compreender os fatores críticos para o sucesso das organizações no mercado estrangeiro. ...