A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores
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Data
2021-02-10Primeiro membro da banca
Dalmaso, Alice Copetti
Segundo membro da banca
Nehring, Catia Maria
Terceiro membro da banca
Marco, Fabiana Fiorezi de
Quarto membro da banca
Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese de Doutorado, vinculada à linha de pesquisa ―Docência, Saberes e
Desenvolvimento Profissional‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisou aspectos relacionados à formação
de professores. O objetivo central consistiu-se em compreender ações que podem
desencadear a significação do ensino de Ciências da Natureza nos Anos Inicias do Ensino
Fundamental (EF) para o professor quando envolvido em um Espaço Formativo
Compartilhado (EFC). Os pressupostos teóricos que embasaram a pesquisa pautaram-se na
Teoria Histórico-Cultural, principalmente nas obras de Vigotski (2001, 1995, 1994), Leontiev
(1983, 1978) e Davidov (1988) que levam a compreender o sujeito como um ser histórico e
social, que, ao se apropriar da cultura por meio das interações com outros sujeitos e das
atividades realizadas, desenvolve a sua psique. Já na perspectiva da formação de
professores, as contribuições partem de autores que também fundam suas propostas nesta
linha teórica e de autores que a investigam envolvendo o ensino de Ciências da Natureza.
Nesse contexto, constituímos um EFC com uma Professora, no ambiente escolar, para
organização do ensino de Ciências da Natureza para os Anos Iniciais do EF, em especial no
que diz respeito a alguns conteúdos de Química. As ações realizadas nos auxiliaram a
responder nossa questão de pesquisa: como um EFC pode desencadear para o professor a
significação do ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do EF? Os dados
produzidos com gravações em áudios, registros da Pesquisadora e relatos escritos pela
Professora foram sistematizados a partir de episódios (MOURA, 2000) e analisados por
meio de três unidades de análise (VIGOTSKI, 2001), quais sejam: 1) Motivos e sentidos
para ensinar Ciências da Natureza nos Anos Iniciais; 2) O movimento de aprendizagem na
organização do ensino e 3) O EFC como promotor de mudança de qualidade das ações. A
partir dessa análise, a tese defendida neste trabalho é de que, quando o professor se coloca
em um processo formativo e compartilhado de estudo, planejamento, desenvolvimento e
avaliação das ações de ensino, intencionalmente organizado, os sentidos que ele atribui à
atividade de ensino referente à área de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais coincidem
com o seu significado social, levando ao processo de significação. As unidades de análise
nos forneceram subsídios para compreender que as ações relacionadas a objetivos
intencionais e conscientes que as orientaram - quais sejam: conhecer os documentos
oficiais que regem o currículo da escola; compreender bases teórico-metodológicas que
orientam as ações; apropriar-se de conceitos teóricos de Ciências da Natureza; compartilhar
ações com sujeito mais experiente e; articular ações de estudo com ações de ensino -
permitem ao professor desenvolver o pensamento teórico sobre o ensino de Ciências da
Natureza, levando à significação desse ensino. Os resultados ainda apontam que um
espaço voltado à formação, organizado na perspectiva de compartilhamento, possibilita que
os envolvidos se coloquem em atividade, proporcionando novas aprendizagens e mudanças
na qualidade de suas ações referentes ao ensino, particularmente neste caso de Ciências
da Natureza.
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