Barreiras e facilitadores para a implantação da gestão por processos – um estudo em uma secretaria estadual de saúde
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Data
2021-07-23Primeiro membro da banca
Dorion, Eric Charles
Segundo membro da banca
Bortolaso, Ingridi Vargas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As organizações públicas brasileiras frequentemente apresentam oportunidades de melhorias em seus processos de trabalho. São lacunas notadamente percebidas pelos cidadãos, os quais exigem melhorias de maneira progressiva. Com suas características tradicionais e conservadoras, e apresentando hierarquias sólidas e transições políticas, estas estruturas organizacionais apresentam dificuldades de aplicabilidade de modelos de gestão consagrados pelo setor privado. As organizações privadas, por sua vez, tornaram-se referência em termos de práticas de gestão para o setor público. Nesse ínterim, surge a oportunidade de êxito em soluções de gestão por meio da gestão por processos, conhecida também como Business Process Management (BPM). No âmbito da Secretaria Estadual da Saúde – SES/RS, são percebidas inúmeras oportunidades de melhoria nos processos de trabalho, sobretudo no que tange a comunicação, padronização e tramitação de processos. A gestão por processos, por sua vez, apresenta como principais características o gerenciamento e controle dos processos, por meio de visão sistêmica da instituição, visando equalizar a performance de todos os processos organizacionais. A partir da percepção da carência de uma sistemática gerencial para os processos de trabalho na organização governamental estudada, identificou-se a necessidade deste estudo por meio da técnica de gestão por processos, que através de estudos recentes, apresenta melhorias nos processos de trabalho, buscando eficiência e eficácia nas organizações privadas. Como objetivo geral, este trabalho buscou analisar as barreiras e facilitadores para implantação de gestão por processos em uma unidade administrativa estadual de saúde, visando identificar as principais facilidades e dificuldades para a implantação do citado modelo de gestão, além de proporcionar melhores práticas de gestão nos processos. Justifica-se este trabalho, a partir da identificação da problemática, da experiência profissional, além das inquietações proporcionadas pelo conhecimento adquirido durante a vivência acadêmica, capacitações e treinamentos. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e os objetivos de forma exploratória. O método utilizado foi estudo de caso. O público-alvo da presente pesquisa foram alguns servidores da SES/RS. A coleta de dados, procedeu-se mediante entrevistas semiestruturadas. A análise de dados foi realizada a partir dos dados obtidos nas entrevistas. O roteiro de entrevistas apresentou suas perguntas divididas em dois ambientes organizacionais distintos e denominados, interno e externo. Os resultados demonstraram aspectos positivos acerca dos processos de trabalho na organização estudada, muito em razão da evolução tecnológica motivada pelo trabalho em regime de home office perante a pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19). Por outro lado, ficaram evidentes algumas oportunidades de melhorias para a implantação da gestão por processos na organização foco deste estudo, especialmente, uma reforma administrativa voltada para a inovação tecnológica, além da consciência e espírito coletivo para a continuidade das ações em curso, privilegiando desta forma, o interesse público.
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