“Uma pessoa pequena com ações pequenas pode mudar o mundo”: escutando modos de vida e percepções sobre direitos de adolescentes em contextos vulneráveis
View/ Open
Date
2020-04-08Primeiro membro da banca
Gurski, Roselene Ricachenevsky
Segundo membro da banca
Janczura, Rosane
Metadata
Show full item recordAbstract
A adolescência pode assumir diferentes características de acordo com a história, com a
sociedade e com a cultura. Sendo assim, nos contextos das periferias urbanas, a exclusão e a
vulnerabilidade social podem se constituir como atravessamentos das experiências
adolescentes. A partir dessas especificidades, torna-se importante refletir sobre os direitos
dessa população e as formas de melhor escutá-la em suas necessidades, a fim de consolidar e
garantir esses direitos. Desse modo, objetivou-se escutar as experiências da adolescência, os
modos de vida e as percepções sobre direitos de adolescentes inseridos em um contexto de
vulnerabilidade social. Para tal, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com onze
adolescentes, de doze a catorze anos, estudantes de uma escola de cunho filantrópico
localizada na periferia de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Nessa escola, foram
realizadas, primeiramente, entrevistas semiestruturadas individuais e, a partir das temáticas
emergentes, foram planejados e realizados dois grupos focais. As entrevistas e os grupos
tiveram seus áudios gravados e posteriormente transcritos. A análise foi feita a partir do
método da análise de conteúdo temática e procedeu-se a triangulação do material. Salienta-se
que os preceitos éticos foram atendidos nesta pesquisa, obtendo aprovação do Comitê de Ética
em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Como principais resultados, têm-se
algumas singularidades apresentadas pelos participantes no que tange aos significados da
adolescência, como: o abandono da brincadeira mediante a chegada da responsabilidade como
demarcador do tornar-se adolescente, a urgência em trabalhar em decorrência da precária
situação socioeconômica, a diferenciação entre o “serviço” e o “sonho” como projetos
futuros. Além disso, com relação às percepções sobre direitos, ainda que tenham manifestado
um estranhamento inicial os participantes demonstraram uma postura crítica e questionadora,
reivindicando os direitos à escolha, à expressão, à liberdade, ao trabalho, entre outros. Pode-se
perceber, também, a necessidade de se sentirem escutados e valorizados em suas opiniões.
Entende-se, assim, a importância de espaços em que os adolescentes não só possam falar e
compartilhar experiências, como também espaços de efetiva participação social e
consideração de suas vozes. Ainda, é preciso discutir acerca do trabalho para os adolescentes
na sua interface com a educação e com políticas públicas que amenizem a urgência da
contribuição com a renda familiar. Por fim, as singularidades desses adolescentes precisam
ser consideradas, a fim de que eles possam ser agentes participativos e transformadores,
transpondo, nos desafios cotidianos, as vulnerabilidades que se apresentam.
Collections
The following license files are associated with this item: