Campanha institucional no contexto midiatizado: a representação da UFSM na campanha #SouUFSM
Resumo
O presente trabalho tem como tema a comunicação institucional. O objetivo geral é fomentar a discussão sobre comunicação institucional no contexto da midiatização, através da análise da campanha institucional “#SouUFSM”, a partir de uma matriz de critérios dados pelos conceitos estudados: midiatização, comunicação institucional e legitimação. O estudo foi elaborado a partir dos seguintes autores Barichello (2004), Berger e Luckmann (2002), Kegler (2010), Kunsch (2003), Sodré (2002), Lakatos e Marconi (2003) e Pinho (1990). A metodologia constitui-se por pesquisa qualitativa, exploratória, a partir de pesquisa bibliográfica, documental, documentação direta, observação assistemática das mídias digitais e entrevista. Os principais resultados apontam que é possível observar no projeto da Campanha “#SouUFSM” a utilização das técnicas da propaganda institucional, conceituada e classificada por Pinho (1990). Constatou-se também que a Campanha “#SouUFSM” está inserida em um contexto midiatizado, e é através desse bios midiático (SODRÉ, 2002) que a Campanha pode se difundir. Por fim, também foi possível identificar que o processo de legitimação (BERGER E LUCKMANN, 2002) se dá através da “polifonia” da produção de conteúdo em relação a Campanha.
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