Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Teacher training"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 38
-
Escola Municipal Rural Maringá, em Araguatins - TO: um estudo de caso qualitativo dos processos e necessidades de formação docente
(2015-08-27)Esta dissertação de mestrado aborda a situação dos professores atuantes na Escola Municipal Rural Maringá em Araguatins, Região do Bico do Papagaio, Norte do Tocantins. Relata os resultados de pesquisa qualitativa do tipo ... -
O professor na crise: os saberes da docência diante da dor do outro
(2016-11-11)A presente dissertação foi delineada com base na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Em ... -
A inclusão na educação básica: um olhar crítico sobre o uso da tecnologia assistiva nas práticas escolares inclusivas
(2023-11-27)Este estudo está vinculado com a área de formação de professores, tecnologia assistiva e inclusão, da linha de pesquisa LP3 – Educação especial, inclusão e diferença do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade ... -
Saberes mobilizados e construídos no contexto do estágio supervisionado de ensino do curso de formação de professores para a educação profissional
(2022-01-11)Esta pesquisa1 foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade ... -
Constituição de comunidade: [im] possibilidades no percurso formativo em educação a distância - EaD
(2013-03-26)O conceito de comunidade é amplo e apresenta diferentes dimensões históricas, sociais e culturais que repercutem no cenário educacional e nas trajetórias de formação docente contemporâneas, especialmente na modalidade de ... -
A formação docente na perspectiva comunicativa da hermenêutica
(2010-05-18)O presente trabalho apresenta como proposta investigar a presença do diálogo no processo formativo do docente e nas suas vivências educativas, analisar e refletir a importância do diálogo numa perspectiva da hermenêutica ... -
Cartografias visuais de uma professora em trânsito: a cultura visual como disparadora para uma autobiografia docente
(2023-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha Educação e Arte e ao Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação (Mirarte). Assim, me propus ... -
A ética na formação de professores da educação básica
(2018-07-05)A Dissertação, “A Ética na Formação de Professores da Educação Básica”, que apresento para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
A divisão curricular da educação física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superior
(2013-04-18)Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e tem como objetivo analisar os impactos causados pela reestruturação curricular de 2004 no CEFD/UFSM, sobre ... -
Caracterização das ações realizadas no âmbito de subprojetos Pibid/Capes de educação física no Rio Grande do Sul
(2015-08-24)A pesquisa aqui relatada teve como objetivo estabelecer possíveis relações das ações realizadas em Subprojetos PIBID/CAPES da área curricular de Educação Física (EF) no estado do Rio Grande do Sul (RS) com as desenvolvidas ... -
Sentidos da educação musical na formação acadêmico-profissional do pedagogo
(2015-07-02)Esta pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes, do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Buscou, como objetivo geral, compreender os sentidos ... -
História de vida de uma professora que ensinou em escolas do campo com classes multisseriadas na região central do RS
(2019-08-02)Esta pesquisa teve como objetivo investigar a formação inicial da professora para atuar na escola multisseriada. Como metodologia de pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa utilizando como instrumentos de coleta ... -
As possíveis afetações na docência: encontros entre estética, infância e experimentações com as artes
(2023-12-11)Esta dissertação objetivou reconhecer em que medida se afeta o repertório estético docente o estar com crianças no cotidiano da Educação Infantil. Também tencionou-se perceber como é possível movimentar a docência nas ... -
A dimensão do trágico na formação docente pela força estético-formativa do testemunho
(2016-12-15)O presente trabalho de tese foi desenvolvido dentro da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal ... -
O que duas professoras que atuaram no ensino rural têm para nos contar? Lembranças de vida, histórias sobre alfabetização e trajetórias pessoais e profissionais
(2010-03-05)Este trabalho é uma pesquisa que compôs esta Dissertação de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e que buscou uma aproximação com as histórias de ... -
Repercussões do PNAIC nas políticas de formação continuada para professores de educação infantil no município de Santa Maria – RS
(2020-09-11)Esta pesquisa teve como objetivo compreender como se articulam as propostas de formação continuada para professores de Educação Infantil, empreendidas pela rede municipal de ensino de Santa Maria – RS. Assim, também buscamos ... -
Uma proposta de diálogo intercultural na formação de professores para alunos cotistas
(2015-06-19)A igualdade há de ser vista como um direito a ser garantido pelo Estado de forma proporcionalmente equivalente aos diferentes cidadãos; igualdade significa que cada pessoa possa ser diferente, e ao mesmo tempo ser assistida ... -
A formação musical de professores em cursos de Pedagogia: um estudo das universidades públicas do RS
(2009-08-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na linha de pesquisa Educação e Artes e vincula-se ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical ... -
O diálogo e a afetividade no contexto da educação infantil: as pessoas grandes dizendo a sua palavra
(2014-02-27)Esta Dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/UFSM), foi pensada enquanto uma possibilidade de se olhar para a educação da criança pequena, bem ... -
Processo formativo de professores: da experiência do clube de matemática a regência de classe
(2017-08-30)Esta pesquisa de dissertação de mestrado situa-se no âmbito dos estudos acerca da formação de professores, desenvolvida em consonância com a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa ...