Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Costas, Fabiane Adela Tonetto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 21
-
As (im)possibilidades do ensino colaborativo nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-05)Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN e tem como objetivo analisar como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental ... -
Gênero, sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos da pessoa com deficiência intelectual: a pesquisa intervenção como mediação na formação docente da Educação Especial
(2020-07-24)Esta dissertação de mestrado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa – Educação Especial, Inclusão e Diferença e teve como objetivo investigar em que medida a oferta de uma Disciplina ... -
Propostas de educação inclusiva dos institutos federais do Estado do Rio Grande do Sul: alguns apontamentos
(2012-05-28)A presente dissertação de mestrado teve como finalidade compreender as propostas de educação inclusiva nos documentos orientadores dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul ... -
Processos mediativos e formação de conceitos cotidianos: implicações nas dificuldades de aprendizagem
(2011-03-25)A pesquisa se insere na Linha de Pesquisa de Educação Especial investigando as dificuldades de aprendizagem a partir das idéias de Vygostsky acerca da formação de conceitos. As questões que desencadearam a pesquisa ... -
Inclusão de alunos com deficiência nos cursos de graduação EAD/UAB/UFSM
(2015-08-28)Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial. A temática que a balizou refere-se à ... -
Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
(2023-11-10)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia ... -
“Sistema educacional inclusivo”: um olhar para a formação de conceitos em estudantes com deficiência intelectual
(2017-08-18)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e ... -
A educação mediada por animais como atividade desenvolvente no processo de aprendizagem de estudantes com deficiências
(2016-10-14)A educação especial vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político, consolidando-se como um profícuo campo investigativo e trazendo para a pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. Dentre ... -
Indicadores de inclusão na educação infantil e suas implicações na constituição do sujeito
(2015-08-25)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. A pesquisa aborda o processo de inclusão na ... -
Trabalho docente articulado: a relação entre a educação especial e o ensino médio e tecnológico
(2013-02-15)Esse estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A dissertação apresenta a proposição do trabalho ... -
A intervenção precoce e o processo de inclusão educacional na educação infantil: ações e concepções de professores de educação especial
(2021-02-05)A referida pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação Especial, inclusão e diferença e vinculada ao Grupo de Estudos ... -
O currículo e a inclusão na educação superior: ações de permanência nos cursos de graduação da UFSM
(2014-06-30)Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial. A temática que balizou esta pesquisa refere-se ... -
A inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância
(2014-04-04)Esta pesquisa insere-se na Linha de pesquisa Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O presente estudo considerou como objetivo: analisar como o Curso de Graduação ... -
O fazer pedagógico do professor de Educação Especial/AEE no Instituto Federal Farroupilha: desafios da inclusão
(2017-07-12)A pesquisa intitulada “O Fazer Pedagógico do Professor de Educação Especial/AEE no Instituto Federal Farroupilha: desafios da inclusão” insere-se na Linha de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Decorrências do processo formativo com vistas à educação inclusiva no fazer pedagógico de egressos dos cursos de Licenciatura da UFSM
(2013-03-11)Esse estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Consiste em uma investigação sobre a relevância ... -
Trajetória de professoras surdas no universo docente do ensino superior
(2022-12-12)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa; Educação Especial, Inclusão e Diferença e Grupo de estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva (GEPEIN) ... -
Práticas de bullying escolar e a inclusão educacional: a formação de professores nesse contexto
(2014-04-11)A presente pesquisa faz parte da Linha de pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Buscou refletir e elaborar junto a um grupo de professoras de uma escola ... -
Acesso e permanência na educação superior: uma análise das medidas de acessibilidade e inclusão em tempos de corte dos recursos públicos no período de 2016 a 2020
(2021-12-16)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença. Neste estudo, buscou-se investigar ... -
A nova política de Educação Especial e suas decorrências para o atendimento de alunos com transtornos de aprendizagem
(2013-03-08)A pesquisa se insere na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Constituiu-se a partir de vivências em escolas públicas, ... -
Trajetória de mulheres com deficiência na educação superior: barreiras e possibilidades
(2018-07-20)A última década no Brasil tem representado uma ampliação de acesso aos espaços institucionais e garantia de direitos para pessoas com deficiência através da criação de políticas afirmativas em paralelo com uma forte ...