Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Deaf education"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Possíveis negociações dos discursos curriculares no contexto da educação bilíngue de uma escola de surdos do Rio Grande do Sul
(2016-08-29)Esta Dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, trata de um exercício de problematização ... -
A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas significadas no contexto da educação de surdos
(2008-06-09)A presente dissertação, A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas significadas no contexto da educação de surdos , pretende focalizar as questões da avaliação no campo da educação de surdos. Nesse ... -
As artes de governar no contexto da educação de surdos: estratégias de governamento da escola inclusiva
(2014-03-10)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como questão norteadora entender como as políticas educacionais inclusivas vem investindo em estratégias de ... -
Movimentos surdos e educação: negociação da cultura surda
(2013-04-05)O presente trabalho tem como problematização central entender como os movimentos surdos enquanto espaço de lutas e resistências surdas vêm se resignificando para a construção de uma política de educação para surdos pautada ... -
O movimento esportivo surdo: produções de modos de vida surda na contemporaneidade
(2021-01-29)Esta dissertação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e teve como objetivo central conhecer e analisar os efeitos do movimento ... -
A formação docente na racionalidade inclusiva: práticas de governamento dos professores de surdos
(2009-08-28)Este estudo se propôs a problematizar os discursos da formação docente nas/das políticas de diversidade e seus efeitos na constituição e governamento dos professores de surdos. Para tanto, utilizou-se um conjunto de ... -
Cultura e identidade surda no discurso curricular e seus efeitos na docência de professores formados no curso de Letras/Libras - Polo UFSM
(2013-03-25)A presente pesquisa tem por objetivo principal problematizar a relação estabelecida entre o discurso curricular do curso de Letras/Libras (Polo UFSM) e a produção de identidades surdas docentes no campo da Educação de ...