Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Freitas, Soraia Napoleão"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 28
-
O desenvolvimento do portador de necessidades especiais de 5 a 7 anos através da metodologia ativa: um estudo de caso em Rio Pardo
(2004-07-16)Este trabalho consiste em um estudo que tem como objetivo investigar como aulas ativas ajudam no desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especi-ais com deficiência mental, encorajando o uso da criatividade, ... -
O cinema e a história de vida: representações de um estudante com altas habilidades/superdotação acerca da identidade resiliente
(2016-07-26)Esse estudo teve como foco de investigação a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) utilizando, para tanto, como subsídios metodológicos a Fotografia e o Cinema, com seus recursos de imagem e de narrativas ... -
Estratégias de acessibilidade educacional para e por estudantes com altas habilidades/superdotação
(2013-03-25)Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) fazem parte do público- alvo da Educação Especial, que deve oferecer diferentes formas de atendimento a estas pessoas, sendo que uma dessas é o enriquecimento extraescolar. ... -
A cultura escolar e a formação docente – agentes determinantes do sucesso discente
(2002-03-27)Este estudo busca descrever como a cultura escolar influencia no resultado da aprendizagem (sucesso/fracasso) dos alunos. Tendo em vista que esta questão vem sendo discutida e os componentes que a integram têm significado ... -
Política para inclusão de alunos com necessidades educacionais:um estudo em universidades e centro universitário de Santa Maria - RS
(2007-05-21)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Esta pesquisa foi desenvolvida ... -
As representações sociais dos professores de alunos com síndrome de Down incluídos nas classes comuns do ensino regular.
(2006-03-21)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolvemos essa ... -
Crianças índigo e com altas habilidades/superdotação: aproximações e distanciamentos no contexto educativo
(2013-04-16)O contexto educacional, mais precisamente o escolar, tem sido palco de diversas discussões, tanto no que concerne às metodologias de trabalho, didática e políticas públicas, quanto em relação aos sujeitos que compõem tal ... -
Acadêmico idoso no ensino superior: características de altas habilidades/superdotação?
(2012-03-21)Esse estudo teve como objetivo discutir sobre a continuidade da aprendizagem do indivíduo idoso a partir da investigação de características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em acadêmicos idosos inseridos no ensino ... -
Precocidade na educação infantil: e agora professoras?
(2011-03-30)Este estudo teve como investigação a conceitualização de precocidade entre os professores de Educação Infantil, bem como buscou determinar o lugar que a criança, dita precoce, ocupa nessa etapa escolar e quais os recursos ... -
A pessoa com altas habilidades/superdotação adulta: análises do processo de escolarização com elementos da contemporaneidade
(2009-12-03)Em consonância com as culturas, juntamente com os padrões de vida impulsionados pelo momento atual (GIDDENS, 1999), a sociedade vive um período de mudanças rápidas e com impactos na vida cotidiana, considerando que a ... -
A educação inclusiva de alunos com deficiência física: problematizando o corpo no contexto escolar
(2007-03-23)O presente estudo, inserido na Linha de Pesquisa Educação Especial, visou problematizar o papel do Corpo na perspectiva da Educação Inclusiva, contextualizando-o na realidade de alunos com deficiência física, incluídos ... -
Contribuições do PIT - programa de incentivo ao talento no processo de aprendizagem e desenvolvimento de um aluno com altas habilidades
(2008-03-25)A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. O interesse em realizar este trabalho ... -
As tecnologias de informação e comunicação e o atendimento escolar no ambiente hospitalar: o estudo de uma aluna hospitalizada
(2008-03-24)O presente trabalho faz parte do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e está inserido na linha de pesquisa da Educação Especial. O atendimento escolar no ambiente hospitalar e as tecnologias de ... -
Alunos com altas habilidades/superdotação e o fenômeno bullying
(2012-03-27)Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), muitas vezes não são identificados e desta forma, não são reconhecidos, tão pouco seus potenciais valorizados nos ambientes escolar e familiar. Isso ocorre em função ... -
A informática e a educação dos alunos incluídos no ensino regular numa escola pública da rede estadual do município de Santa Maria / RS
(2004-09-13)O estudo realizado apresenta uma análise dos recursos da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem e suas contribuições na construção do conhecimento dos alunos com necessidades especiais. Neste intuito, objetivou-se ... -
Informática e educação inclusiva: discutindo limites e possibilidades
(2005-03-30)Dentre os temas presentes nas discussões mundiais sobre educação, atualmente, encontramos a questão da utilização da Informática na educação e o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs) ... -
A escola de surdos e os alunos com altas habilidades/superdotação: uma problematização decorrente do processo de identificação das pessoas surdas
(2009-08-21)O presente estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM que surgiu a partir do interesse despertado ... -
Expectativas da família em relação à escolarização do seu filho com altas habilidades
(2009-11-23)A presente dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial , traz como tema expectativas familiares de alunos superdotados e como objetivo geral, no meu querer investigativo, verificar essas expectativas ... -
Ingresso, acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS
(2006-03-24)O presente estudo teve por objetivo investigar o Ingresso, Acesso e Permanência dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - RS. Para identificar os sujeitos pesquisados ... -
Criatividade: caminho desenhante para altas habilidades/superdotação do adolescente em conflito com a lei
(2010-03-23)A presente investigação científica teve como suporte basilar as experiências que vivenciei com os adolescentes em conflito com a lei e a necessidade que o querer investigativo suscitou, logo, propus-me pesquisar a temática ...