Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "High school"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
No fluxo da batida: a cultura juvenil do funk circulando em uma escola pública de Santa Maria/RS
(2016-08-30)A presente dissertação pertence ao PPGE/UFSM, situando-se na Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas. A pesquisa realizou uma interface entre estudos sobre Juventudes; Culturas Juvenis; Cultura Escolar; ... -
O ensino médio em instituições escolares do Rio Grande do Sul e a formação humana integral
(2015-08-10)A pesquisa teve, como objetivo mais amplo, verificar, analisar e identificar nas práticas escolares, elementos indicadores de uma educação mais voltada para o desenvolvimento humano e para a formação integral do aluno, ... -
Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
(2023-11-10)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia ... -
Interfaces entre o ensino médio regular e a juvenilização na EJA: diálogos, entrelaçamentos, desafios e possibilidades sobre quefazeres docentes
(2015-08-27)Esta Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta ... -
A formação inicial de professores das licenciaturas para educação de jovens e adultos no ensino médio: desafios e possibilidades
(2015-08-31)A presente pesquisa dissertativa buscou identificar os desafios e as perspectivas da formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para atuarem na Educação de ... -
Desafios e perspectivas para o trabalho coletivo entre professores no âmbito do desenvolvimento da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS
(2015-09-04)Esta pesquisa tem por objetivo compreender como operam os condicionantes para a realização de ações referentes a trabalho coletivo durante as interações entre professores de SI e professores das demais disciplinas que ... -
Ensino médio politécnico no RS: desafios e possibilidades
(2015-08-05)A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do PPGE/UFSM, visa compreender os processos de funcionamento dos Seminários Integrados em duas escolas de Ensino Médio da Rede ... -
“Eu não gostava nem odiava porque eu não entendia nada!”: relações com a escola, o aprender e os conhecimentos escolares no ensino médio
(2018-07-03)Essa dissertação insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por tema Juventude, Ensino Médio e ... -
O enfoque por competências no discurso sobre o ensino médio brasileiro: um exercício de problematização
(2014-03-17)Os propósitos desta pesquisa foram problematizar como o enfoque por competências no Ensino Médio brasileiro é posto em discurso; analisar as condições de possibilidade que propiciaram a emergência do mesmo e visualizar ... -
Sentidos da escola para jovens estudantes de ensino médio diante de práticas pedagógicas diferenciadas: um estudo de caso
(2015-08-14)A presente investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema: como as práticas ... -
“Futuro. Qual é o seu?” Um estudo sobre a relação ensino médio X PEIES a partir da fala docente em Santa Maria/RS
(2007-03-09)Este trabalho apresenta um estudo sobre a relação Ensino Médio versus PEIES Programa de Ingresso ao Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria UFSM, a partir da fala de professores do município de Santa ... -
Ensino de filosofia e as TIC: reflexões a partir de experiências do PIBID.Filosofia da UFSM
(2014-03-13)A questão relativa ao ensino de filosofia e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), aparece nos últimos anos como umas das preocupações dos professores e pesquisadores da área do ensino de filosofia. Esta ... -
A integração das tecnologias educacionais na prática pedagógica do componente curricular de educação física no ensino médio de uma escola pública
(2017-08-30)A presença das tecnologias na educação cresceu consideravelmente nos últimos anos. Dessa forma, discussões sobre como integrar as ferramentas tecnológicas na prática pedagógica aumentaram no meio acadêmico. A Educação ... -
Jovens e adolescentes no ensino médio: sintomas de uma sistemática desvalorização das culturas juvenis
(2008-04-15)Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Política e Cultura do PPGE/UFSM, visa aprofundar a discussão contemporânea sobre a relação entre as culturas juvenis e o ensino médio, a partir da análise das construções ... -
Aprender a aprender: aspectos mobilizados na aprendizagem de alunos de ensino médio
(2019-10-04)Os alunos precisam assumir um papel de protagonistas em seus estudos, valorizando o conhecimento a ser construído e aprendendo a estudar. As estratégias de aprendizagem são sequências de procedimentos que têm o intuito de ... -
Avaliação em filosofia: um estudo sobre concepções e práticas de professores
(2018-08-29)O tema “Avaliação em filosofia” percorreu diversos momentos da minha trajetória acadêmica e, em vista da sua relevância para o ensino de filosofia, motivou esta pesquisa de mestrado. O referido estudo foi desenvolvido ...