Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Como entendemos a matemática ensinada nos anos inciais? Com a palavra os licenciandos em matemática
(2015-08-28)O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo principal investigar o ... -
Matemática e infância: o jogo na organização do ensino
(2019-07-10)Este trabalho é produto de uma Dissertação de Mestrado em Educação inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
A atividade orientadora de ensino como organizadora do trabalho docente em Matemática: a experiência do clube de matemática na formação de professores dos anos iniciais
(2013-07-01)O presente estudo objetiva investigar o processo de formação de professoras em um grupo que organiza de forma compartilhada atividades de ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Nossos pressupostos ... -
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a organização do ensino das quatro operações matemáticas
(2019-10-29)O presente estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, ... -
Futuros professores e a organização o ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência
(2013-05-15)Esse trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e tem seu foco voltado a um espaço de discussão sobre a formação dos alunos do Curso de Pedagogia e Matemática da Universidade ... -
A formação de futuros professores e o ensino de matemática: dos movimentos para a aprendizagem da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018-07-25)A pesquisa aqui apresentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional – LP1 em nível de mestrado tem como objetivo principal investigar ... -
Processo formativo de professores: da experiência do clube de matemática a regência de classe
(2017-08-30)Esta pesquisa de dissertação de mestrado situa-se no âmbito dos estudos acerca da formação de professores, desenvolvida em consonância com a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa ... -
Futuros professores que ensinarão matemática: espaços formativos como desencadeadores de novos sentidos sobre a docência
(2020-10-08)Esta pesquisa, vinculada a linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como objetivo compreender as ... -
Ser professor de educação infantil no município de Agudo/RS em tempos de pandemia
(2022-04-26)Esta dissertação, que tem como objetivo compreender a reorganização do trabalho pedagógico na Educação Infantil do município de Agudo (RS), em seus Tempos e Espaços, considerando o contexto da pandemia no ano de 2020, a ... -
A organização do ensino de matemática no contexto de inclusão
(2015-08-28)Este trabalho decorre de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa ―Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). ... -
O planejamento e a atividade principal da criança: vivências de futuras professoras na educação infantil
(2017-08-07)Educação infantil, educação matemática, atividade principal da criança e planejamento. É a partir destes conceitos que surge a justificativa para tal pesquisa vinculada ao Mestrado em Educação da Universidade Federal de ... -
A formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no movimento de organização do ensino de frações: uma contribuição da atividade orientadora de ensino
(2014-04-25)Este trabalho é o produto de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O ... -
Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor em um contexto específico envolvendo medidas
(2014-04-24)A partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade, da Atividade Orientadora de Ensino, assim como de autores que abordam a formação de professores que ensinam matemática, esta pesquisa ... -
A avaliação do movimento de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014-07-04)Este estudo busca analisar como o processo de avaliação contribui para a organização do ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como reflexões teóricas, enfatiza-se a formação de professores; os ...