Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Sarturi, Rosane Carneiro"
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Um olhar crítico acerca da influência das políticas públicas nas reformas educacionais a partir dos anos noventa: em foco a repercurssão na ampliação da escolarização no Brasil e na Argentina
(2009-07-10)O presente estudo pretende uma reflexão acerca dos espaços sociais, históricos, políticos e econômicos nos quais estão inseridos a escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, no Brasil e na Escola Primaria (EP)19, ... -
Ensino fundamental de nove anos: em busca da legitimação no cotidiano escolar
(2010-03-26)Esta dissertação investiga como são implementadas as políticas públicas no cotidiano de uma escola particular e de uma escola pública estadual de ensino do município de Santa Maria, considerando a ampliação da escolarização ... -
Ritmos curriculares: tempos e espaços de escolas de tempo integral do município de Santa Maria/RS
(2022-08-29)O presente trabalho do Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
Quem escondeu o ritmo oculto? Um estudo de caso comparado entre o ritmo escolar no Brasil e França
(2018-08-07)O estudo desenvolvido versou sobre o termo Ritmo Escolar, entendendo este como um componente curricular que trata do funcionamento temporal Formal, Real e Oculto da escola. O objetivo foi de, a partir de um Estudo de Caso ... -
A utilização das TIC no ensino de Física: uma experiência no sistema prisional em Santa Maria/RS
(2014-04-30)A presente investigação refere-se a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino voltado a pessoas privadas de liberdade. O objetivo foi analisar de que forma as tecnologias de informação e comunicação ... -
A produção de sentidos sobre o bullying entre professores/as no cotidiano escolar
(2019-08-19)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O trabalho apresenta como ... -
Evasão escolar: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Porto Nacional
(2015-04-09)Esta pesquisa versa sobre a evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO - Campus Porto Nacional, como uma das preocupações que afligem não só o Instituto, mas outras unidades ... -
A língua espanhola na rede municipal de ensino de Santa Maria/RS: considerações e perspectivas futuras
(2020-08-26)Esta dissertação trata da Emenda à Constituição do Estado do Rio Grande do Sul e a inclusão da obrigatoriedade da disciplina de língua espanhola na educação básica das escolas municipais e estaduais. O objetivo centra-se ... -
O auxílio de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas: a assistência estudantil em xeque
(2015-02-25)Este estudo investigou o Programa Auxílio de Formação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas, inserido na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas ... -
Contribuições da organização da gestão escolar para a ressignificação do espaço público da escola
(2011-03-31)Esta dissertação apresenta algumas contribuições da organização da gestão escolar para a ressignificação do espaço público da escola, considerando que os pressupostos de mercado que disseminam os interesses econômicos ... -
Práticas pedagógicas na educação a distância: deslocamento de memórias e sentidos
(2012-02-25)A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), decorre da Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem como ... -
O currículo como construtor do desenvolvimento humano em sua integralidade: inovações e transformações
(2021-09-11)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de pesquisa LP2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e ... -
O curso de pedagogia EaD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas
(2015-08-11)A presente dissertação, realizada com apoio do Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES/Brasil, objetiva compreender como os egressos do Curso de Pedagogia, ... -
Matrícula obrigatória na educação infantil: impactos no município de Santa Maria - RS
(2016-08-29)Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada no Curso de Mestrado em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa LP2: Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ... -
O ensino fundamental no limiar de 2010: repercussões da lei n. 11.274/2006 nos sistemas estadual e municipal de ensino de Erechim/RS
(2011-04-18)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. O estudo teve como objetivo analisar ... -
A infância em uma perspectiva inclusiva: análise sobre as Diretrizes Curriculares de Santa Maria/RS
(2017-08-23)O trabalho aborda as Políticas Públicas para a Educação Infantil na perspectiva inclusiva, com um olhar na legislação de ensino de um município da Associação dos Municípios do Centro do Estado/ Rio Grande do Sul (AMCENTRO/RS). ... -
Base nacional comum curricular e produção de sentidos de educação infantil: entre contextos, disputas e esquecimentos
(2018-07-09)Esta dissertação de mestrado insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada práticas escolares e políticas públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como ... -
As políticas públicas e os conselhos municipais de educação: em foco o financiamento
(2016-08-29)O presente trabalho trata-se uma pesquisa acadêmica desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da linha de pesquisa “Práticas Escolares e Políticas ... -
Influências do Sinaes na construção curricular do curso de Pedagogia
(2014-03-27)Este trabalho trata da influência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na reformulação de currículos dos cursos de graduação em Pedagogia em duas instituições públicas federais do Rio Grande do ... -
Políticas públicas para educação infantil: desafios e possibilidades da gestão no contexto da prática pedagógica com bebês
(2023-03-29)Esta dissertação de Mestrado em Educação tem por objetivo geral compreender como os professores de Educação Infantil, de uma escola pública municipal de Educação Infantil do município de Santa Maria, criada a partir do ...