Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 36-55 of 192
-
De pedagogo para pedagogo: diálogos a respeito da criança com altas habilidades/ superdotação
(2022-10-14)Ao se pesquisar sobre as pessoas com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) a literatura apresenta escritas sobre seu processo de identificação, os mitos que os rodeiam, e a falta de conhecimento dos professores ... -
Desafios à permanência e agendas de acolhimento no mestrado profissional: um estudo com trabalhadores pesquisadores
(2022-02-09)Esta pesquisa tem como foco os desafios e as vulnerabilidades enfrentadas pelos estudantes do mestrado profissional no percurso de sua formação no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. ... -
Desafios da inclusão na sala de aula comum: prática de ensino colaborativo em uma escola da rede municipal de Santa Maria
(2023-12-06)A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2, Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal ... -
Desafios enfrentados pelos técnicos administrativos do ensino superior no trabalho remoto emergencial e possíveis contribuições para o pós-pandemia
(2023-03-10)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, por meio de ações desenvolvidas pelo grupo de estudos e pesquisa DOCEFORM, que é um conjunto de estudantes ... -
Desafios para a efetivação democrática do Plano Municipal de Educação no município de Toropi/RS: possíveis (re)construções nas relações teoria-prática
(2020-10-27)Esta pesquisa do Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Os desafios para a integração curricular no ensino médio em uma escola pública de educação básica
(2017-08-30)Esta pesquisa buscou melhorar a compreensão de alguns aspectos das políticas de reestruturação curricular do Ensino Médio, consideradas aqui como temática geral. A investigação foi desenvolvida no contexto de uma escola ... -
Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
(2017-08-22)Na última década efetivou-se no Brasil um conjunto de políticas públicas de ampliação do acesso ao Ensino Superior que culminaram com o aumento significativo de vagas em instituições públicas e privadas atingindo um público ... -
Desempenho escolar em uma escola no campo - contingentes do fracasso escolar
(2019-07-11)Esta pesquisa possui como objetivo principal analisar e discutir o desempenho escolar dos alunos dos anos finais do ensino fundamental da EMEF João Gonçalves Vieira no período de 2010 – 2017. Como preocupação temática ... -
O desenho universal para a aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
(2023-03-30)O presente estudo foi realizado no Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa 2 - Gestão das Práticas Pedagógicas e vincula-se às pesquisas produzidas no âmbito do Núcleo de Estudos e ... -
Desenvolvimento profissional docente na perspecitiva da participação sindical: diálogos propositivos para qualificação do plano de carreira dos professores municipais de Santa Maria/RS
(2019-09-11)Esta pesquisa está vinculada, ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação ... -
Diálogos auto(trans)formativos com professores do ensino médio noturno: uma proposta para uma nova práxis educativas em uma escola estadual de ensino médio
(2017-01-10)Nesta Dissertação de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvido na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação/UFSM, constituímos o estudo do processo ... -
Diálogos colaborativos acerca dos processos formativos docentes: as práticas pedagógicas no berçário
(2019-08-23)Este trabalho apresenta as relações construídas entre o que está proposto no PPP da escola e o planejamento das práticas pedagógicas das professoras de Berçário de duas escolas privadas com autorização para funcionamento ... -
Diretrizes de qualidade para a educação integral no Sistema Colégio Militar do Brasil
(2020-12-18)Esta dissertação, fruto de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Diretrizes para o desenvolvimento de processos de autoavaliação de cursos de graduação
(2018-06-27)Este trabalho de pesquisa, desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa referente à Gestão ... -
Do legal ao real: a abordagem das políticas étnico-raciais na formação continuada de professoras(es) da educação infantil
(2017-10-30)As escritas desta dissertação são frutos de uma pesquisa teórica e prática sobre a temática étnico-racial e a formação continuada de professoras(es) da educação Infantil. A pesquisa faz parte do Curso de Mestrado Profissional ... -
Do plantio à colheita: formação em extensão universitária para TAEs no CCR
(2022-02-25)Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPPG - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do CE - Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa LP2 ... -
Docência na educação infantil durante a pandemia da Covid-19: investigação-formação em ambiências bioecológicas
(2022-11-28)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional em Políticas ... -
Educação alimentar nutricional da escola
(2019-05-31)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, na temática: Educação, saúde, acessibilidade e inclusão. Aborda a ... -
A educação do campo em Caçapava do Sul: experiências que se produzem na historicidade
(2022-02-24)Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPPG (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional), na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). A mesma tem inserção no Grupo ... -
Educação escolar de pessoas com deficiência visual: a prática docente em evidência
(2020-06-25)Esse estudo, é vinculado ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Gestão Pedagógica e Contextos ...