Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por orientadores "Mello, Débora Teixeira de"
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Gestão democrática e eleição de diretores em escolas de educacão infantil: estudo de caso na rede municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-30)Esta dissertação foi desenvolvida no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Pública e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral foi analisar como se consolidam as ... -
As ações de extensão como prática formativa dos alunos do ensino médio integrado e superior do IFFar – campus São Borja
(2019-08-23)A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha “Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Superior”, da Universidade Federal de Santa Maria. Trata das ... -
A parceria público-privada no acesso à educação infantil no município de Santa Cruz do Sul/RS: impasses e contradições
(2023-11-01)Esta dissertação de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática das parcerias ... -
A institucionalização do atendimento educacional especializado (aee) em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul
(2017-08-31)Esta pesquisa é vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Políticas Públicas para a Educação ... -
Formação continuada em educação infantil: desafios e perspectivas de uma formação em contexto na rede municipal de Santa Cruz do Sul/RS
(2017-08-31)A educação infantil que se sonhou, buscou e se consolidou, no Brasil, durante sua história de expansão, demonstra a visão que a sociedade possuía em relação à infância, o papel, a posição social da criança e os exemplos ... -
Educação infantil no município de Cachoeira do Sul/RS: impasses e perspectivas na formação de professores
(2018-08-29)Este estudo teve como objetivo conhecer as políticas públicas de oferta formação de professores de educação infantil do município de Cachoeira do Sul/RS. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, em que a ... -
Do legal ao real: a abordagem das políticas étnico-raciais na formação continuada de professoras(es) da educação infantil
(2017-10-30)As escritas desta dissertação são frutos de uma pesquisa teórica e prática sobre a temática étnico-racial e a formação continuada de professoras(es) da educação Infantil. A pesquisa faz parte do Curso de Mestrado Profissional ... -
A implementação da meta 1 do Plano Nacional de Educação na educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2018-08-08)Nas últimas décadas, intensificaram-se os debates acerca da universalização da pré-escola, que é considerada uma etapa da Educação Infantil e, atualmente, segundo a legislação, é assegurada como obrigatória e gratuita. ... -
O programa Rede de Escolas Associadas da Unesco e suas implicações na gestão administrativa e pedagógica da escola: estudo de caso em uma escola de educação infantil da rede municipal de Santa Maria/RS
(2020-12-09)Esta dissertação, desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, tem como objetivo geral analisar o impacto do programa Rede de Escolas Associadas, ... -
A educação infantil (4 e 5 anos de idade) no contexto das escolas de ensino fundamental do município de São Pedro do Sul/RS: estão sendo garantidos os direitos da criança nessa primeira etapa da educação básica?
(2022-02-22)Esta dissertação de mestrado inseriu-se na linha de pesquisa LP1: Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa ... -
Parceria público-privada na educação infantil: o atendimento à demanda de vagas no município de Santa Maria/RS
(2023-01-23)Esta dissertação intitulada “PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ATENDIMENTO À DEMANDA DE VAGAS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS”, foi desenvolvido na Linha de Pesquisa I - Políticas e Gestão da Educação Básica ... -
A formação continuada de professoras e suas implicações na qualidade da prática pedagógica da educação infantil: um estudo em uma escola da rede municipal na rede municipal de Santa Maria/RS de 2016 a 2020
(2021-06-16)Esta pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), linha ... -
Formação continuada de professores (as) da educação infantil da rede municipal de ensino de Alegrete/RS: perspectivas da qualidade das práticas pedagógicas
(2022-12-14)Neste projeto, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), ... -
A política pública de progressão continuada no ciclo de alfabetização: estudo em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria/RS
(2017-08-21)Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de alfabetização dos alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, localizada no município de Santa Maria/RS, ... -
Formação continuada de professores da educação infantil do município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses na implementação das políticas públicas
(2022-02-24)Este estudo teve como objetivo investigar como o município de Santa Maria/RS vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos professores da Educação Infantil, nos últimos três anos (2019-2021). Assim, ...