Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 99
-
Práticas midiatizadas da canção nova na internet: afetação de lógicas comunicacionais católicas e midiáticas
(2010-03-01)Na presente dissertação, ocupamo-nos da temática da midiatização da Igreja Católica. O objetivo geral é analisar como se dá a afetação das lógicas comunicacionais católicas e midiáticas nas práticas midiatizadas da Canção ... -
Do problema das identidades na pós-modernidade
(2011-03-02)Percebemos que a passagem da Modernidade para a Pós-Modernidade resultou de alguma forma problemática para as identidades. Especificamente sobre o que de problemático para as identidades há nessa nova condição é ao que nos ... -
Identidades midiáticas: a construção da identidade de ciência na revista Galileu
(2012-01-12)Essa pesquisa tem como tema a construção da identidade de ciência na mídia. Ela se justifica no contexto da midiatização, no qual a mídia adquire papel central na construção de representações do real e de identidades, ... -
Usos sociais do Facebook por migrantes brasileiros na Suécia: identidades, diferenças e dinâmicas interculturais nas redes sociais online.
(2016-03-15)Esta dissertação busca analisar usos sociais que migrantes brasileiros na Suécia fazem de grupos do Facebook relacionados às questões de identidade e diferença. Desenvolvemos uma pesquisa empírica, qualitativa com a ... -
As representações da identidade regional no discurso publicitário contemporâneo
(2009-03-05)Entendendo a publicidade como uma representação midiática da indústria cultural, esta dissertação ocupa-se da reflexão acerca do reconhecimento identitário regional proposto no apelo publicitário. O estudo qualitativo ... -
Brasileirinhos: análise da representação midiática de jogadores de futebol
(2015-01-13)Este trabalho trata sobre a construção midiática da identidade de jogadores de futebol. Indagamos como o programa televisivo Esporte Espetacular na série de vídeos Brasileirinhos representa elementos de identidade nacional ... -
O uso de dispositivos móveis no processo de produção de notícias: um estudo de caso na Rádio Independente 950 AM de Lajeado/RS
(2015-08-17)Esta dissertação tem como principal objetivo entender qual é o papel que os jornalistas atribuem aos dispositivos móveis em suas rotinas produtivas. A atuação do profissional no campo jornalístico contemporâneo experimenta ... -
Vídeo e imaginário apropriados pelo discurso de telejornais
(2013-01-15)A pesquisa Vídeo e imaginário apropriados pelo discurso de telejornais tem a proposta de entender a relação do medium vídeo com as formações imaginárias e a apropriação deles realizada pelo discurso jornalístico. Assumimos ... -
Relações de poder nos discursos do saber: antecedentes do dispositivo de popularização científica no Brasil e Uruguai
(2016-02-18)Esta pesquisa tem como tema os sentidos e mudanças históricas no discurso sobre ciência e tecnologia da especialidade agropecuária na região Platina. É orientada pela justificativa de conhecer como os discursos sobre a ... -
Estratégias comunicacionais de interfaces gráficas de webjornais: estudo do caso Zero Hora.com
(2008-03-05)Com o objetivo de constatar a presença de estratégias comunicacionais em interfaces gráficas (IG) de webjornais de quarta geração, a presente dissertação de mestrado inicia a investigação considerando IG como um espaço ... -
O patrocínio esportivo como estratégia no discurso promocional: análise semiótica das marcas Itaú e Bradesco
(2014-03-10)A proposta central desta dissertação buscou entender como o segmento bancário se vale do patrocínio esportivo para consolidar sua marca, valorizar seus produtos e serviços e conquistar o interesse do consumidor. Como ... -
Identidade feminina gaúcha: representações de gênero nos programas regionais Bah!
(2016-03-16)A presente pesquisa problematiza quais os sentidos sobre a identidade da mulher gaúcha são mobilizados pela RBS TV, a partir dos especiais Bah! Um programa muito gaúcho , Bah! Eu Sou do Sul e Bah! Um fandango muito ... -
Comunicação pública e democracia digital: análise das estratégias comunicacionais dos portais de municípios gaúchos com mais de cem mil habitantes
(2011-12-28)A temática da pesquisa contempla duas noções teóricas centrais: comunicação pública e democracia digital, delimitando-se ao estudo das estratégias de comunicação pública digital nos portais governamentais dos municípios ... -
Comunicação pública e complexidade: uma perspectiva das Relações Públicas como sujeito comunicacional e estratégico no cenário da midiatização
(2008-01-29)É uma pesquisa teórico-empírica que relaciona os temas: Comunicação Pública (CP), Relações Públicas (RP) e Midiatização sob o Paradigma da Complexidade com base em Edgar Morin. Na conjuntura midiatizada, os meios de ... -
Rádio e tecnologias: a produção de radiojornalismo da Guaíba, em ambiente de convergência
(2013-01-07)Estudar os veículos tradicionais de comunicação considerando o contexto da convergência permite que se possa compreender o atual cenário midiático. Por tal motivo consideramos relevantes os estudos relacionados à influência ... -
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
(2012-12-14)A presente dissertação tem como tema os processos comunicacionais desenvolvidos pelas organizações na mídia digital/blog corporativo, que é delimitado no exame das estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade ... -
Comunicação e educação: para uma abordagem política da identidade e da diferença na escola
(2013-02-28)O presente estudo ancora-se sobre as perspectivas teóricas do campo da comunicação e da educação, seguindo uma visão de complementaridade, fazendo-o com base nos autores que estudam os conceitos de educomunicação e mídia ... -
Produção de sentidos na linguagem icônica: mídia e estratégias de enunciação
(2010-03-04)A fotografia é uma linguagem. Enquanto linguagem, produz significados e sentidos, isto é, é um discurso sobre um fenômeno sociocultural. O processo comunicacional humano incorpora as imagens ao seu modo de ser, de tal modo ... -
Os Brasis alemães nos documentários de sotaque do Rio Grande do Sul: figurações das identidades sob o signo das diferenças em Walachai e Berlim Brasil
(2014-03-07)Este estudo tem por objetivo investigar como os documentários Walachai (Rejane Zilles, 2009) e Berlim Brasil (Martina Dreyer e Renata Heinz, 2009) constroem figurações acerca das comunidades de descendência alemã no interior ... -
Estratégias de comunicação da Petrobras no contexto de convergência midiática
(2012-11-10)Esta pesquisa tem como tema a comunicação organizacional no contexto de convergência midiática e está delimitada ao estudo desta como recurso estratégico de comunicação organizacional empreendida pela Petrobras na ambiência ...