Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por tipo "Dissertação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 208
-
Comunicação pública na sociedade de plataformas: as redes de comunicação e o meme "faixa da UFSM"
(2023-02-06)Esta dissertação busca refletir o fenômeno do meme “faixa da UFSM” a partir de dois eixos teóricos: a Comunicação Pública e a Plataformização. Para isso, a investigação buscou compreender a circulação da informação através ... -
Encenação jornalística da violência no futebol: estudo de estratégias discursivas, efeitos de sentido e valores
(2014-02-19)O presente estudo propõe analisar como constitui-se a construção discursiva a respeito do fenômeno sociocultural da violência no futebol por enunciadores dos jornais Folha de São Paulo e Zero Hora. Com efeito, investigam-se ... -
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor
(2009-03-23)Toda organização estabelece uma relação de comunicação com seus públicos a fim de fidelizá-los e, assim, preservar sua existência. Zero Hora (ZH), enquanto organização, do mesmo modo necessita conquistar a credibilidade ... -
O ethos midiatizado de Marco Feliciano: uma análise da formação institucional de discursos sobre o controle do ethos privado
(2019-03-13)O presente texto de dissertação busca investigar de que maneira o ethos midiatizado do pastor e deputado federal Marco Feliciano reproduz discursos sobre o controle do ethos privado. A partir da interseção mídia biopolítica ... -
Projeto inumeráveis: narrativas de luto e memória na pandemia de Covid-19
(2023-04-18)A presente pesquisa se propõe a investigar o projeto Inumeráveis, um memorial digital criado com o objetivo de homenagear as vítimas de Covid-19 no Brasil. Tendo como objetivo compreender como as mediações da tecnicidade ... -
Da felicidade à alegria: os usos e as apropriações do telejornal Jornal Nacional por famílias de classe popular
(2015-04-07)Esta dissertação é um estudo de recepção de telejornalismo realizado com três famílias de classe popular residentes na região Oeste de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é compreender os usos e as ... -
Aquilo que é tecido em conjunto: o ensino como unidade complexa do sistema publicitário em transformação
(2021-05-03)Com essa pesquisa temos a intenção de acompanhar o movimento diacrônico e evolutivo do ensino de publicidade, entendendo como o ensino se modifica (ou permanece estanque) ao longo dos anos, se ele se adapta às transformações ... -
Rádios comunitárias e mobilização social: um estudo sobre as estratégias comunicacionais da RádioCom FM, de Pelotas - RS
(2013-12-16)Esta pesquisa, de caráter qualitativo, estuda a RádioCom FM, da cidade de Pelotas (RS), com o intuito de investigar como as estratégias comunicacionais de mobilização social das rádios comunitárias contribuem para a ... -
A construção da brasilidade: uma análise cultural midiática de brasilidade no programa Esquenta.
(2016-08-05)O presente trabalho tem por objetivo principal analisar os sentidos construídos de brasilidade no Programa Esquenta-TV Globo, encontrando as continuidades e rupturas que se apresentam nessas formas de representação do ... -
Que futebol é esse? Uma análise das representações do futebol feminino no site globoesporte.com
(2018-05-10)A presente pesquisa tem como intuito analisar a forma como ocorrem as representações do futebol feminino no site globoesporte.com. Trabalhou-se principalmente com autores dos Estudos Culturais, um movimento social, político ... -
Consumindo Lady Gaga: os little monsters e a construção de identidades de gênero
(2019-03-22)A pesquisa aborda o consumo de celebridades e a construção de identidades de gênero, com o objetivo de analisar os usos e apropriações que o fandom Little Monster realiza da vida e obra da cantora Lady Gaga, em particular ... -
Mídias e migrações: a representação de si e a representação midiática da identidade senegalesa em diáspora
(2017-01-30)Esta dissertação se propôs a investigar a autorrepresentação da identidade senegalesa em diáspora a partir dos usos sociais da internet por sujeitos migrantes no contexto brasileiro contemporâneo. Buscamos compreender os ... -
O comprometimento como característica e potência no jornalismo narrativo de Callado, García Márquez, Walsh e Poniatowska: leituras de um movimento próprio da América Latina
(2020-06-30)A dissertação aproxima a perspectiva da Alteridade (BAKHTIN, 2009) no jornalismo, pelo viés da Outridade (FREITAS; BENETTI, 2017), ao conceito de Comprometimento (AMAR SÁNCHEZ, 1986) dentro dos livros-reportagem do ... -
O discurso publicitário da marca Barbie: a produção de sentidos e a representação das mulheres
(2023-05-31)A significação e a complexidade dos discursos se situam e se compreendem sob aspectos sociais, culturais e políticos. Assim, a interpretação diante do discurso de uma marca, por exemplo, é capaz de identificar valores e ... -
Feminismo(s) midiático(s): apropriações de mulheres a partir do programa televisivo Amor & sexo
(2020-02-18)Em um contexto em que a mídia constitui a sociedade contemporânea, dedicar-se a ouvir o relato das pessoas sobre ela, é procurar entender de que modo os indivíduos se apropriam e constroem suas subjetividades/identidades ... -
Além dos noventa minutos: as representações femininas na campanha “A copa das mulheres” da Rede Globo
(2021-03-25)A temática central da pesquisa incide na construção de representações femininas na publici-dade, com foco para campanhas relacionadas ao futebol. O estudo tem como objeto a campanha publicitária da Rede Globo, veiculada ... -
Representações de identidades pampeanas em programas documentais da região: intersecções entre cultura vivida e cultura registrada
(2018-03-16)O presente estudo analisa as representações de identidades pampeanas a partir dos programas documentais contemporâneos A Linha Fria do Horizonte (Brasil, 2015), Pequeños Universos (Argentina, 2014) e Expreso Sur (Uruguai, ... -
Cocriação de valor como estratégia de comunicação na sociedade em rede: estudo do programa Cocriando Natura
(2016-05-09)Esta dissertação investiga uma rede de cocriação online como uma estratégia de comunicação e está delimitada em analisar a cocriação de valor entre organizações e seus públicos como estratégia de comunicação na sociedade ... -
Posts intertextuais: um estudo de links nos blogs Luis Nassif online, Conversa afiada e o Biscoito fino e a massa
(2011-03-14)A escrita digital incorporou-se às práticas jornalísticas da internet e ao nosso cotidiano de navegação pelos espaços digitais. Os links passaram a fazer parte da leitura de sites e blogs. Observar como esses links, enquanto ... -
Milímetros da história: memórias e identidades da produção cinematográfica em 16mm em Santa Maria nos anos de 1960
(2017-01-31)O presente estudo tem como objetivo principal construir memórias sobre as produções cinematográficas pioneiras em 16mm de Santa Maria, cidade da região central do Rio Grande do Sul, e analisar como esses filmes colaboram ...