Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
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Estratégias de comunicação da Petrobras no contexto de convergência midiática
(2012-11-10)Esta pesquisa tem como tema a comunicação organizacional no contexto de convergência midiática e está delimitada ao estudo desta como recurso estratégico de comunicação organizacional empreendida pela Petrobras na ambiência ... -
As estratégias de credibilidade das organizações de fact-cheking brasileiras em reação às fake news no contexto de crise do jornalismo profissional
(2020-03-27)Esta dissertação analisa as estratégias de credibilidade das organizações de fact-checking brasileiras Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. Foram realizadas entrevistas com repórteres e editores de cada uma das plataformas ... -
Estratégias discursivas na construção do ativismo digital: redes de mobilização feminista
(2019-01-09)Esta dissertação buscou compreender como as redes de mobilização feminista brasileiras utilizam estratégias discursivas na construção do ativismo digital no site de rede social Facebook. Ao compreender o contexto atual ... -
Estratégias discursivas para a ruptura de paradigmas de gênero em livros infantis da Coleção Antiprincesas
(2018-02-19)Esta dissertação adota como tema as estratégias discursivas de abordagem de gênero nos livros Antiprincesas. Sendo assim, é estruturada a partir da Coleção Antiprincesas, cujos livros divulgam um novo olhar, que questiona ... -
Estratégias e lógicas envolvidas na construção da visibilidade institucional em diferentes espaços de interação na internet
(2008-03-03)A pesquisa tem como objetivo central compreender as lógicas envolvidas nos processos de construção da visibilidade institucional na Internet a partir de dois espaços distintos de interação: um portal institucional e uma ... -
Estratégias midiáticas em sites de organizações privadas: a busca pela visibilidade da responsabilidade social organizacional
(2009-03-04)No decorrer dos tempos, o desenvolvimento tecnológico, observado principalmente a partir da década de noventa, tem possibilitado às organizações privadas tornarem visíveis suas variadas informações organizacionais, por ... -
O ethos midiatizado de Marco Feliciano: uma análise da formação institucional de discursos sobre o controle do ethos privado
(2019-03-13)O presente texto de dissertação busca investigar de que maneira o ethos midiatizado do pastor e deputado federal Marco Feliciano reproduz discursos sobre o controle do ethos privado. A partir da interseção mídia biopolítica ... -
“Existia uma deusa”: o consumo midiático do Sagrado Feminino pelas mulheres residentes em ecovilas
(2022-05-19)Este trabalho, através de pesquisa empírica qualitativa, visa abordar o consumo de mídia e as relações sociais de mulheres em ecovilas, no que diz respeito às relações de gênero e práticas espirituais dentro de suas ... -
É rap, é roupa! moda hip-hop: iguais e diferentes
(2013-12-19)Busca-se, na presente pesquisa, a realização de uma investigação teórica e empírica que contemple as interações entre moda e música hip-hop. Tomamos como objetivo geral a investigação das tensões e interações existentes ... -
Feminino velado: a recepção da telenovela por mães e filhas das classes populares
(2011-03-17)Este trabalho é um estudo de recepção da telenovela Passione realizado com mães e filhas das classes populares que articula empiricamente as categorias de gênero, classe social e geração. O objetivo é perceber de que forma ... -
Feminismo(s) midiático(s): apropriações de mulheres a partir do programa televisivo Amor & sexo
(2020-02-18)Em um contexto em que a mídia constitui a sociedade contemporânea, dedicar-se a ouvir o relato das pessoas sobre ela, é procurar entender de que modo os indivíduos se apropriam e constroem suas subjetividades/identidades ... -
A ficção do homem: um estudo sobre a recepção masculina de telenovelas
(2018-06-29)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa teórica e empírica, de caráter qualitativo, sobre a recepção de telenovelas entre homens em diferentes contextos sociais no que diz respeito a construção social de suas masculinidades. ... -
Fontes jornalísticas em Veja: enquadramento como estratégia de noticiabilidade em pautas de clima e meio ambiente
(2012-03-01)Esta dissertação pesquisa o uso das fontes jornalísticas e a forma como as questões relacionadas ao clima e meio ambiente são enquadradas e agendadas na revista Veja dentro do contexto do jornalismo ambiental brasileiro. ... -
Uma genealogia da temática LGBTQI+ na publicidade brasileira (1970 – 2019)
(2020-05-25)Essa dissertação tem como tema de pesquisa a temática LGBTQI+ na publicidade tendo como delimitação a relação entre os interesses mercadológicos e sociais. Em um cenário de reformulações no mercado publicitário e disputas ... -
Uma genealogia das mulheres no sistema publicitário brasileiro
(2020-05-29)Esta pesquisa tem a pretensão de estudas as questões de gênero e as relações de poder no sistema publicitário. Para isso, traçamos o seguinte problema de pesquisa: como as relações de poder dimensionadas nos papéis de ... -
“A gente se ama e se odeia ao mesmo tempo” uma etnografia do consumo de smartphones em circuitos de sociabilidade de jovens de camadas populares
(2018-03-12)Por meio de uma abordagem etnográfica a presente dissertação buscou identificar os circuitos em que ocorrem a construção e a manutenção das dinâmicas de sociabilidade juvenis através das práticas de consumo de smartphones ... -
Gênero no consumo de sagas fantásticas no Brasil
(2019-01-29)Tendo em vista a popularização da ficção fantástica no início do século XXI, a dissertação visa explorar como as dimensões produtivas e simbólicas da estrutura das relações de gênero aparecem entre os valores que orientam ... -
O grotesco midiático: estratégias de imagem nas charges de imprensa.
(2009-02-27)Esta análise dissertativa tem como temática o grotesco midiático. De tal modo, o objetivo geral busca compreender o grotesco através do desenho de humor de mídia jornalística impressa. A justificativa para tal desdobramento ... -
Identidade feminina gaúcha: representações de gênero nos programas regionais Bah!
(2016-03-16)A presente pesquisa problematiza quais os sentidos sobre a identidade da mulher gaúcha são mobilizados pela RBS TV, a partir dos especiais Bah! Um programa muito gaúcho , Bah! Eu Sou do Sul e Bah! Um fandango muito ... -
Identidade televisual: autopromocionalidade e autorreferencialidade
(2012-12-12)A presente dissertação propõe-se a examinar as ações de caráter autopromocional e autorreferencial empreendidas pelas emissoras de televisão no interior de sua própria programação, com vistas a constituir sua identidade ...