Browsing Programa de Pós-Graduação em Comunicação by Title
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O patrocínio esportivo como estratégia no discurso promocional: análise semiótica das marcas Itaú e Bradesco
(2014-03-10)A proposta central desta dissertação buscou entender como o segmento bancário se vale do patrocínio esportivo para consolidar sua marca, valorizar seus produtos e serviços e conquistar o interesse do consumidor. Como ... -
POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS UTILIZADAS PELA CANDIDATA MANUELA D ÁVILA NA CAMPANHA À PREFEITURA DE PORTO ALEGRE EM 2012
(2014-02-27)Esta dissertação parte da noção de que vivemos em uma sociedade midiatizada e em rede, fator que modifica as relações sociais e as lógicas dos mais diversos campos, inclusive da comunicação e da política. Nesse contexto, ... -
Ponto de luz: a configuração de identidades através de um produto midiático
(2010-03-05)A presente dissertação propõe-se a examinar as características gerais da religiosidade no Brasil contemporâneo. Contextualizando a forma de atuação midiática dessas igrejas, em particular as neopentecostais, analisa seu ... -
POSTS INTERTEXTUAIS: UM ESTUDO DE LINKS NOS BLOGS LUIS NASSIF ONLINE, CONVERSA AFIADA E O BISCOITO FINO E A MASSA
(2011-03-14)A escrita digital incorporou-se às práticas jornalísticas da internet e ao nosso cotidiano de navegação pelos espaços digitais. Os links passaram a fazer parte da leitura de sites e blogs. Observar como esses links, enquanto ... -
PRÁTICAS MIDIATIZADAS DA CANÇÃO NOVA NA INTERNET: AFETAÇÃO DE LÓGICAS COMUNICACIONAIS CATÓLICAS E MIDIÁTICAS
(2010-03-01)Na presente dissertação, ocupamo-nos da temática da midiatização da Igreja Católica. O objetivo geral é analisar como se dá a afetação das lógicas comunicacionais católicas e midiáticas nas práticas midiatizadas da Canção ... -
Processos comunicacionais na mídia digital: estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade nos blogs corporativos
(2012-12-14)A presente dissertação tem como tema os processos comunicacionais desenvolvidos pelas organizações na mídia digital/blog corporativo, que é delimitado no exame das estratégias sociotécnicas de visibilidade e legitimidade ... -
A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE REALIDADE EM NARRATIVAS DE FILMES PUBLICITÁRIOS: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS EM SEGMENTOS DE BEBIDAS, NO BRASIL
(2008-02-18)Em tempo de cultura midiática, a experiência do homem é a cada vez mais mediada pelos dispositivos tecnológicos de comunicação. Nesse panorama, a publicidade audiovisual é produto de uma demanda social, um dispositivo ... -
PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LINGUAGEM ICÔNICA: MÍDIA E ESTRATÉGIAS DE ENUNCIAÇÃO
(2010-03-04)A fotografia é uma linguagem. Enquanto linguagem, produz significados e sentidos, isto é, é um discurso sobre um fenômeno sociocultural. O processo comunicacional humano incorpora as imagens ao seu modo de ser, de tal modo ... -
A produção de sentidos sobre o “brasiguayo” na mídia paraguaia: uma análise das matérias e dos comentários do jornal última hora
(2017-03-31)Esta pesquisa investiga a produção de sentidos sobre o “brasiguayo” no jornalismo paraguaio. O neologismo brasiguaio (em Português) denomina os migrantes brasileiros que, a partir da década de 1950, deslocaram-se para o ... -
PUBLICIDADE AUTORREFERENCIAL DO DIÁRIO GAÚCHO: ENCENAÇÕES DO PRODUTO MIDIÁTICO E DO LEITOR
(2010-03-04)O enfoque dado ao jornal impresso, neste trabalho, extrapola a função institucionalizada na construção social dos relatos e direciona-se à noção de produto midiático a ser vendido pelo mercado publicitário. Nossa atenção ... -
Que futebol é esse? Uma análise das representações do futebol feminino no site globoesporte.com
(2018-05-10)A presente pesquisa tem como intuito analisar a forma como ocorrem as representações do futebol feminino no site globoesporte.com. Trabalhou-se principalmente com autores dos Estudos Culturais, um movimento social, político ... -
O QUE VEM AÍ: ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO
(2015-12-15)Nos últimos anos, dentro do contexto midiático, a televisão vem enfrentando diversas interferências, seja pelo avanço das tecnologias digitais, seja pela queda de audiência, o que obriga as emissoras a adotar novas estratégias ... -
"QUILOMBO CONTEMPORÂNEO": O FLUXO TELEVISIVO MEDIADO PELA IDENTIDADE ÉTNICA E MOVIMENTO SOCIAL
(2008-03-04)Este trabalho se configura como um estudo de caso e tem como princípios norteadores os estudos culturais e a linha latino-americana da recepção. A pesquisa envolve participantes do Movimento Social Negro do município de ... -
RÁDIO E TECNOLOGIAS: A PRODUÇÃO DE RADIOJORNALISMO DA GUAÍBA, EM AMBIENTE DE CONVERGÊNCIA
(2013-01-07)Estudar os veículos tradicionais de comunicação considerando o contexto da convergência permite que se possa compreender o atual cenário midiático. Por tal motivo consideramos relevantes os estudos relacionados à influência ... -
RÁDIOS COMUNITÁRIAS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS DA RÁDIOCOM FM, DE PELOTAS - RS
(2013-12-16)Esta pesquisa, de caráter qualitativo, estuda a RádioCom FM, da cidade de Pelotas (RS), com o intuito de investigar como as estratégias comunicacionais de mobilização social das rádios comunitárias contribuem para a ... -
A RECEPÇÃO DE RÁDIO E TELEVISÃO POR JOVENS DO MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS: AS REPRESENTAÇÕES DA CLASSE POPULAR
(2008-03-05)O esforço empreendido no decorrer deste trabalho foi o de apresentar elementos teóricoconceituais e evidências empíricas visando à compreensão dos processos de recepção radiofônica e televisiva por parte de jovens camponeses, ... -
Recepção de telenovelas, mediações sociopolíticas e gênero
(2018-03-26)Esta pesquisa é um estudo sobre a recepção de telenovelas com cinco mulheres integrantes de uma Associação baseada nos princípios da Economia Solidária. As entrevistadas têm entre 39 e 65 anos de idade e residem em Santa ... -
As redes sociais no jornalismo radiofônico: as estratégias interativas adotadas pelas rádios Gaúcha e CBN
(2013-12-06)As transformações pelas quais passa o radiojornalismo no atual contexto da convergência midiática fundamentam esta dissertação, que tem como objetivo principal investigar as estratégias interativas adotadas por rádios ... -
RELAÇÕES DE PODER NOS DISCURSOS DO SABER: ANTECEDENTES DO DISPOSITIVO DE POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL E URUGUAI
(2016-02-18)Esta pesquisa tem como tema os sentidos e mudanças históricas no discurso sobre ciência e tecnologia da especialidade agropecuária na região Platina. É orientada pela justificativa de conhecer como os discursos sobre a ... -
RELAÇÕES E TENSÕES EM CAMPO: TIPIFICAÇÕES E CULTURA VIVIDA NA SÉRIE ESPECIAL DO JORNAL NACIONAL COM OS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA
(2016-08-24)A presente pesquisa problematiza as tensões e relações entre as tipificações dos jogadores de futebol, construídas pela série especial com os jogadores da Seleção no Jornal Nacional, e os elementos presentes na cultura ...