Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por orientadores "Fossá, Maria Ivete Trevisan"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Estratégias discursivas na construção do ativismo digital: redes de mobilização feminista
(2019-01-09)Esta dissertação buscou compreender como as redes de mobilização feminista brasileiras utilizam estratégias discursivas na construção do ativismo digital no site de rede social Facebook. Ao compreender o contexto atual ... -
Rádios comunitárias e mobilização social: um estudo sobre as estratégias comunicacionais da RádioCom FM, de Pelotas - RS
(2013-12-16)Esta pesquisa, de caráter qualitativo, estuda a RádioCom FM, da cidade de Pelotas (RS), com o intuito de investigar como as estratégias comunicacionais de mobilização social das rádios comunitárias contribuem para a ... -
Cocriação de valor como estratégia de comunicação na sociedade em rede: estudo do programa Cocriando Natura
(2016-05-09)Esta dissertação investiga uma rede de cocriação online como uma estratégia de comunicação e está delimitada em analisar a cocriação de valor entre organizações e seus públicos como estratégia de comunicação na sociedade ... -
Comunicando ciência: divulgação científica do Portal de Periódicos nos canais institucionais da UFSM
(2023-09-01)A presente pesquisa insere-se no contexto da comunicação da ciência, tendo como temática a divulgação científica institucional dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dispomos da produção científica dos ... -
Comunicação pública e democracia digital: análise das estratégias comunicacionais dos portais de municípios gaúchos com mais de cem mil habitantes
(2011-12-28)A temática da pesquisa contempla duas noções teóricas centrais: comunicação pública e democracia digital, delimitando-se ao estudo das estratégias de comunicação pública digital nos portais governamentais dos municípios ... -
Comunicação pública e complexidade: uma perspectiva das Relações Públicas como sujeito comunicacional e estratégico no cenário da midiatização
(2008-01-29)É uma pesquisa teórico-empírica que relaciona os temas: Comunicação Pública (CP), Relações Públicas (RP) e Midiatização sob o Paradigma da Complexidade com base em Edgar Morin. Na conjuntura midiatizada, os meios de ... -
Estratégias comunicacionais para a mobilização da responsabilidade social empresarial: a atuação do Instituto Ethos no pacto empresarial pela integridade e contra a corrupção
(2017-03-24)A presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias comunicacionais do Instituto ETHOS para a mobilização da responsabilidade social empresarial. Para isso, investigamos a iniciativa intitulada Pacto Empresarial ... -
As estratégias de credibilidade das organizações de fact-cheking brasileiras em reação às fake news no contexto de crise do jornalismo profissional
(2020-03-27)Esta dissertação analisa as estratégias de credibilidade das organizações de fact-checking brasileiras Aos Fatos, Lupa e Estadão Verifica. Foram realizadas entrevistas com repórteres e editores de cada uma das plataformas ... -
O comunitário presente na TV Santa Maria: análise a partir das estratégias comunicacionais de produção televisiva
(2013-12-16)Este trabalho se propõe a realizar uma análise das estratégias comunicacionais de uma TV comunitária, buscando a identificação do comunitário que se faz presente na TV Santa Maria, visto ser um canal que é comunitário, ... -
Entre a crise e a notícia: as estratégias organizacionais da Air France e a construção do acontecimento “voo 447” pela mídia impressa brasileira e francesa
(2011-03-18)Esta dissertação estuda as estratégias de uma organização em situação de crise na construção do acontecimento jornalístico em uma sociedade midiatizada. São constantes os desafios a serem superados pelas organizações. Os ... -
De que comunidade se está falando? O conceito a partir das estratégias discursivas em telejornais brasileiros
(2012-12-20)Este trabalho está inserido na área da comunicação midiática, compreendendo-a imbricada na teia da midiatização, estando os processos sociais envolvidos com os processos comunicacionais reciprocamente. Sob esta lógica, ... -
As estratégias ativistas do Greenpeace para suscitar o debate sobre o meio ambiente na esfera pública
(2012-03-08)Antes, entendida como um espaço físico de discussão e limitada às pessoas habilitadas a representar os demais indivíduos, hoje, a esfera pública ampliou-se e possibilita que mais pessoas possam participar do processo ... -
A concorrência por lugares entre as mídias jornalísticas impressas: estudo das estratégias de produção de sentidos no discurso autorreferencial
(2010-03-01)O presente trabalho se inscreve no atual cenário da midiatização, em que a amplitude de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, bem como aos inúmeros dispositivos midiáticos, afeta os diversos sistemas ... -
A construção do ethos de “não-político” no discurso eleitoral de João Doria
(2020-03-16)Nos últimos anos, pessoas com carreiras consolidadas em áreas como entretenimento, esportes e empreendedorismo têm disputado o poder político e conquistado vitórias significativas em diversos países, a exemplo do empresário ... -
Estratégias midiáticas em sites de organizações privadas: a busca pela visibilidade da responsabilidade social organizacional
(2009-03-04)No decorrer dos tempos, o desenvolvimento tecnológico, observado principalmente a partir da década de noventa, tem possibilitado às organizações privadas tornarem visíveis suas variadas informações organizacionais, por ...