Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por título
Itens para a visualização no momento 11-30 of 177
-
Aplicativos em dispositivos móveis: uma proposta inovadora de lousa digital na formação de professores
(2016-09-21)A presente pesquisa intitulada Aplicativos em Dispositivos Móveis: Uma Proposta Inovadora de Lousa Digital na Formação de Professores , desenvolvida na linha de pesquisa, Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em ... -
Apprendendo: um aplicativo para dispositivos móveis de apoio aos processos de ensino e aprendizagem
(2016-10-06)A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trata sobre o desenvolvimento de um aplicativo, o APPrendendo, ... -
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
(2015-07-17)O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil/2009) é destinado a acadêmicos das licenciaturas, realizando inserções na Educação Básica e visando a melhorar a formação docente. O PIBID da Universidade ... -
Atividades de estudo mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação
(2015-07-30)A partir do embasamento teórico da Psicologia sócio-histórica, esta pesquisa investigou como as atividades de estudo, mediadas pelo uso das tecnologias digitais da informação e comunicação contribuíram para o desenvolvimento ... -
Audiodescrição didática no ensino de espanhol para pessoas com deficiência visual
(2023-03-30)A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia ... -
Avaliação escolar e gamificação: estratégia para diminuir a ansiedade de teste
(2023-11-27)A ansiedade de teste é um tipo de ansiedade multifocal de desempenho individual caracterizada por reações psicológicas, fisiológicas e comportamentais diante das avaliações escolares. Estudos deste constructo buscam ... -
CAITA: modelo de unidade de estudo para o desenvolvimento colaborativo de RPG no ensino de artes
(2021-03-24)O ensino da arte-educação hoje é entrelaçado aos temas contemporâneos tais quais as tecnologias digitais e temas da cultura visual, suas produções, e seus sentidos, seus compartilhamentos. Sendo assim, as Tecnologias ... -
O cinema ressignificando a educação ambiental através de uma prática interdisciplinar
(2015-07-16)Este estudo recomenda a utilização de recursos tecnológicos como instrumento de ensino-aprendizagem da Educação Ambiental, por meio da produção e divulgação de curtametragens produzidos no ambiente escolar. Assim, a ... -
Competência informacional em um contexto de educação aberta: um portal de conteúdos para o sistema de bibliotecas da UFSM - SiB-UFSM
(2018-12-14)Este trabalho apresenta a construção de um Portal de conteúdos de desenvolvimento de Competências Informacionais para o Sistema de Bibliotecas da UFSM, bem como um curso modelo em três módulos. O Portal foi elaborado ... -
O comportamento informacional de docentes da pós-graduação da UFSM
(2021-11-10)A presente investigação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Rede cuja linha de pesquisa é Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede procurou averiguar o comportamento informacional dos docentes de Pós-Graduação da ... -
Conselho Tutelar Digital
(2023-05-31)A dissertação evidenciou a relevância das TICs nos conselhos tutelares, especialmente considerando a subutilização dessas ferramentas em locais como Marabá, Pará. O foco central foi a proposição e desenvolvimento de um ... -
A construção de um data warehouse utilizando os indicadores educacionais do INEP
(2021-02-11)O gestor escolar deve buscar uma ligação entre as políticas públicas e as atividades educacionais para atender o seu cliente, “o aluno”, com soluções participativas e democráticas. A gestão escolar tem por objetivo gerir ... -
Crisálida: um website como proposta colaborativa de formação
(2023-03-31)Este trabalho está ligado à linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede (LP1) do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ... -
Cultura digital, mundo digital e pensamento computacional: uma abordagem de ensino por meio de atividades desplugadas nas séries iniciais do ensino fundamental
(2020-10-26)O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa ... -
Curtir, compartilhar, aprender e ensinar: possibilidades de uso do facebook como ambiente de ensino-aprendizagem no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
(2018-08-07)Em uma época em que o acesso a informação não está restrito a ambientes escolares, surgem novas formas de ensino-aprendizagem. O conjunto de informação, conhecimento, economia e cultura forma a chamada sociedade em rede ... -
Da elaboração de um LMOOC de proficiência em leitura em língua espanhola
(2022-08-31)Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um LMOOC: curso massivo aberto e online de Língua Espanhola para fins específicos, qual seja, suficiência em leitura em língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se a ... -
Da prática à reflexão: o (re)conhecimento dos limites e potencialidades da convergência das TICs aplicadas ao Coaching Universitário
(2017-08-21)Um novo mundo, repleto de dados, conhecimentos e excesso de informação, tecnologias revolucionárias e conexão constante, produziu à Comunicação Social – e essa a ele – mudanças expressivas. E, como não poderia deixar de ... -
Democratização do conhecimento através dos laboratórios de informática nas escolas do campo da 17ª Coordenadoria Regional de Educação do RS
(2018-01-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, nível de Mestrado Profissional, sob a Área de Concentração de Tecnologias ... -
Desenvolvimento de material didático digital de língua inglesa na perspectiva de sala de aula invertida
(2018-08-15)A Internet tem sido um canal de fácil acesso à informação. Nela encontramos uma infinidade de conteúdo: educacional, profissional, recreacional, etc. Com o advento da Web 2.0 (O’ REILLY. T, 2004), a tecnologia tem sido uma ... -
Desenvolvimento de material didático digital para o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva de gêneros e multiletramentos
(2018-08-14)Estudos recentes na área da Linguística Aplicada apontam lacunas existentes no processo de consumo e de produção de gêneros multimodais na educação básica (MOTTA-ROTH, 2006, 2008; HYLAND, 2003, 2007; MEURER, 2011, ROSE; ...