Browsing Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede by Title
Now showing items 50-69 of 107
-
O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CAPACITAÇÃO EM TIC
(2015-07-16)O trabalho foi desenvolvido na rede básica de ensino dos municípios de Alegria/RS, Independência/RS e Inhacorá/RS com o objetivo de capacitar professores em Tecnologias de Informação e Comunicação, mediadas pelas atividades ... -
Manual de aulas práticas de ciências no formato e-book para professores da rede pública de ensino
(2017-12-15)O presente estudo apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa “Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede”, pretendeu investigar e discutir a temática das ... -
Mapeamento e utilização dos laboratórios de informática educacionais nas escolas do campo da 8ª CRE
(2019-01-07)O presente estudo desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Material didático digital, games e gamification: conexões no design para implementação de cursos online
(2017-08-14)Estudos recentes destacam o uso de jogos digitais e dos elementos de design de jogos no contexto educacional (GEE, 2005; VAN ECK 2006, DETERDING, 2011; ERENLI, 2013; ALVES; MINHO; DINIZ, 2014; BUSARELLO, 2016), porém poucos ... -
Material didático multimídia: potencializando o ensino de química para o curso de agronomia
(2017-06-19)O acesso às universidades públicas federais é tão importante quanto a permanência dos estudantes nestas instituições, uma vez que é através da produção do conhecimento que se formam os profissionais que irão atuar no mercado ... -
Mediação do pensamento computacional e programação no processo de interação das crianças na educação infantil
(2018-07-13)Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Com o objetivo de investigar ... -
A metodologia webquest como elemento de mediação da aprendizagem na disciplina de biologia
(2016-12-12)Os avanços tecnológicos vem impactando todas as esferas da sociedade, modificando as formas de relação entre os sujeitos e destes com os sistemas de informação e comunicação. Essas mudanças requerem, no setor educacional, ... -
A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
(2015-11-30)As tecnologias estão a cada dia mais presentes em nossas vidas e no ambiente escolar. No entanto, ao potencializarem o acesso à informação, criam um novo desafio para educadores e alunos de forma a efetivar a construção ... -
MMAR: sistema web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada
(2017-09-05)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Educacionais em Rede, da linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e disponibiliza como produto final um sistema Web ... -
MOOC de redação oficial em LibreOffice Writer
(2016-07-08)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Mestrado Profissional na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede. Objetiva-se inovar ... -
MOODLE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EDUCACIONAL APLICADA AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
(2015-11-18)O presente trabalho aborda a pesquisa sobre Inserção e aplicabilidade do Moodle como ferramenta de Gestão Educacional, em que se buscou construir uma forma de comunicação com interação e interatividade, com os professores ... -
Narrativas digitais audiovisuais: espaços e (co)relações de conhecimento em escolas do campo
(2017-08-15)Esta dissertação decorre dos estudos desenvolvidos no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, e tem como objetivo discutir ... -
Narrativas visuais e sonoras na ressignificação de saberes
(2016-01-18)O foco investigativo deste trabalho consiste na valorização da autoexpressão dos estudantes mediante narrativas visuais e sonoras, possibilitando, por meio da oralidade, explorar os sentidos e a razão. Trabalhou-se numa ... -
Nossa Santa Maria: um programa de educação para a participação (WEB)cidadã impulsionado pelas tecnologias educacionais em rede
(2016-10-21)O presente estudo, desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, é abalizado no Programa Nossa Santa Maria, focado na educação para a participação cidadã em uma faculdade ... -
NOVAS PERSPECTIVAS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
(2016-07-05)As inovações tecnológicas vêm, gradativamente, transformando a educação, renovando conceitos, paradigmas, mudanças de ações que estão refletidas no perfil da sociedade contemporânea. A qualificação da educação profissional ... -
Outras formas de olhar: construção de imagens a partir da apreciação de filmes com audiodescrição
(2016-09-22)A presente dissertação intitulada “Outras Formas de Olhar: construção de imagens a partir da apreciação de filmes com audiodescrição”, desenvolvida na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação ... -
Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio e a integração das tecnologias de informação e comunicação
(2015-07-14)Este estudo investigou a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no currículo do Ensino Médio, tendo como contexto o processo de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio PNFEM. ... -
Pensamento computacional na educação básica: uma proposta metodológica com jogos e atividades lúdicas
(2017-10-20)A presente dissertação intitulada “PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS” foi realizada na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais ... -
Um possível palco trágico para a educação: elementos e categorias Apolíneo-Dionisíacos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem
(2017-08-18)A partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER – mestrado), em sua linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, na área de ... -
Potencialidade do Google Maps nas aulas de geografia em uma escola do campo de Santa Maria, RS
(2018-08-21)A presente pesquisa busca compreender quais as potencialidades do uso da ferramenta Google Maps para o ensino de geografia em uma escola do campo? Para isso, tem-se como objetivo geral avaliar as potencialidades do uso ...