Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por orientadores "Barin, Cláudia Smaniotto"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
-
Material didático multimídia: potencializando o ensino de química para o curso de agronomia
(2017-06-19)O acesso às universidades públicas federais é tão importante quanto a permanência dos estudantes nestas instituições, uma vez que é através da produção do conhecimento que se formam os profissionais que irão atuar no mercado ... -
Produção de videoaula com base nos princípios de multimedia learning de Clark e Mayer: um relato de experiência
(2017-08-28)O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em rede e visa analisar e discutir as ... -
Histórias em quadrinhos digitais para o ensino de ciências na formação de professores dos anos iniciais
(2015-07-27)Embora a necessidade da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de formação de professores esteja afirmada nas políticas públicas que regulamentam a educação brasileira, estudos têm ... -
A produção de material didático digital para o ensino de inglês: o desafio da transposição didática
(2020-08-27)Este trabalho, desenvolvido na área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede: Inovação e Democratização, dentro da linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do PPGTer/UFSM, visa ... -
Tecnologias educacionais em rede (TER) como instrumento didático educativo: o audiovisual como potencializador da agroecologia.
(2016-02-14)Esta dissertação avalia o potencial das Tecnologias Educacionais em Rede (TER), de forma mais pontual o uso do vídeo como instrumento didático pedagógico, como mediador de discussões e construção de conhecimentos no campo ... -
Narrativas visuais e sonoras na ressignificação de saberes
(2016-01-18)O foco investigativo deste trabalho consiste na valorização da autoexpressão dos estudantes mediante narrativas visuais e sonoras, possibilitando, por meio da oralidade, explorar os sentidos e a razão. Trabalhou-se numa ... -
A metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativa
(2015-11-30)As tecnologias estão a cada dia mais presentes em nossas vidas e no ambiente escolar. No entanto, ao potencializarem o acesso à informação, criam um novo desafio para educadores e alunos de forma a efetivar a construção ... -
Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
(2015-08-24)O presente trabalho parte do pressuposto que o discente pode ser motivado a buscar conhecimento por meio de diversos mecanismos, e muitos incluem o desafio e o prazer da conquista como estratégia, fato conhecido como ... -
A metodologia webquest como elemento de mediação da aprendizagem na disciplina de biologia
(2016-12-12)Os avanços tecnológicos vem impactando todas as esferas da sociedade, modificando as formas de relação entre os sujeitos e destes com os sistemas de informação e comunicação. Essas mudanças requerem, no setor educacional, ...