Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 185
-
Potencialidade do Google Maps nas aulas de geografia em uma escola do campo de Santa Maria, RS
(2018-08-21)A presente pesquisa busca compreender quais as potencialidades do uso da ferramenta Google Maps para o ensino de geografia em uma escola do campo? Para isso, tem-se como objetivo geral avaliar as potencialidades do uso ... -
Integração do sistema acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM a uma smart classroom
(2019-12-20)Na América Latina grande parte do tempo de aula é consumido por tarefas administrativas desempenhadas pelos professores, dentre elas a conferência dos alunos presentes. As salas de aula são energicamente transformadas ... -
Rede de colaboração entre bibliotecas da UNIPAMPA para o compartilhamento de materiais em formato digital acessível para usuários com deficiência visual – uma proposta de implantação
(2019-08-20)Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa ... -
Produção de videotutoriais como apoio à gestão do portal de projetos SIE - web da UFSM
(2019-08-30)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em ... -
A [trans] formação dos funcionários da educação básica em educadores e cogestores escolares
(2019-08-28)A presente pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede faz parte do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa ... -
Investigação da customização da plataforma AVA “Moodle” para uso no ensino de línguas a distância
(2019-08-30)A utilização de um ambiente virtual de aprendizagem AVA, tem sido constantemente empregado como suporte ao ensino a distância, pois serve como apoio as atividades por intermédio da internet. Diferentes cursos são ministrados ... -
Repositório Institucional: políticas para um Campus de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
(2019-08-19)Os Repositórios Institucionais (RI) virtuais são plataformas que funcionam como uma biblioteca digital destinados ao armazenamento, preservação e comunicação do conhecimento produzido pelas instituições de ensino e pesquisa, ... -
Proposta de gestão pedagógica para o ensino de língua portuguesa por meio de dispositivos móveis
(2019-08-26)O cenário contemporâneo e tecnológico demanda novas habilidades de seus usuários para a leitura, a compreensão e a produção de textos digitais e multimodais disseminados na sociedade (ROJO 2015; RIBEIRO 2016), principalmente, ... -
Um possível palco trágico para a educação: elementos e categorias Apolíneo-Dionisíacos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem
(2017-08-18)A partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER – mestrado), em sua linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, na área de ... -
O uso da lousa digital no ensino técnico: desafios e potencialidades
(2015-12-14)Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada junto ao Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM relacionado a uma estratégia diferenciada para o ensino da disciplina de Informática com o apoio dos recursos ... -
Nossa Santa Maria: um programa de educação para a participação (WEB)cidadã impulsionado pelas tecnologias educacionais em rede
(2016-10-21)O presente estudo, desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, é abalizado no Programa Nossa Santa Maria, focado na educação para a participação cidadã em uma faculdade ... -
Tecnologias educacionais em rede (TER) como instrumento didático educativo: o audiovisual como potencializador da agroecologia.
(2016-02-14)Esta dissertação avalia o potencial das Tecnologias Educacionais em Rede (TER), de forma mais pontual o uso do vídeo como instrumento didático pedagógico, como mediador de discussões e construção de conhecimentos no campo ... -
Ensino e aprendizagem da língua inglesa a distância
(2017-12-21)O papel do tutor em um curso a distância é muito importante como mediador no processo pedagógico. Para que essa mediação aconteça de forma mais efetiva, é necessária uma abordagem dialógico-problematizadora. A fim de ... -
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão e comunicação entre as coordenações de curso de graduação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM
(2019-07-31)O presente estudo desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de PósGraduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Democratização do conhecimento através dos laboratórios de informática nas escolas do campo da 17ª Coordenadoria Regional de Educação do RS
(2018-01-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, nível de Mestrado Profissional, sob a Área de Concentração de Tecnologias ... -
Recursos educacionais abertos: estudo de caso da Editora Aberta EduMIX –PE/UFSM
(2019-02-28)O mercado editorial para a educação enfrenta uma acentuada crise em relação aos meios tradicionais de produção de material didático. Isso porque demanda inovações para atender ao perfil dos estudantes que mudou radicalmente ... -
FJSU: um framework para o desenvolvimento de jogos sérios ubíquos
(2019-03-20)Atualmente, os jogos digitais acabam explorando o potencial de mobilidade dos dispositivos móveis, e adicionam recursos ubíquos, como conectividade com diversos tipos de sensores e dispositivos diferentes, além da adaptação ... -
Gestão de bibliotecas universitárias híbridas e o uso de tecnologias em rede: um estudo de caso comparativo entre FURG e Unipampa
(2017-09-14)O presente estudo de caso é a dissertação de mestrado que tem como área de concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para a Inovação e Democratização da Educação, e está inserida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias ... -
Implementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Maria
(2019-02-27)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado ... -
Tecnologias da informação e comunicação: recursos para as aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental
(2018-11-28)As tecnologias fazem parte da vida cotidiana da maioria da população mundial, elas transformam a sociedade e consequentemente o ensino. A utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino pode ...