Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 115
-
Atividades educacionais empregando realidade aumentada mobile para o ensino de força e movimento
(2020-12-17)Esta pesquisa foi desenvolvida através de um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, que é integrado pelo Prof. Dr. Cesar de Oliveira Lobo. Para a realização do trabalho, houve uma intervenção na Escola ... -
Avaliação da aprendizagem: análise de concepções de futuros professores de Matemática na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa
(2019-12-17)Considerando que o tema Avaliação da Aprendizagem Significativa é pouco explorado no processo de formação docente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) propôs-se a investigar ... -
Avanços e obstáculos na elaboração de uma sequência didática em aplicativo de revisão espaçada de conceitos de física para o ensino médio
(2022-12-16)É constante o crescimento da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação pelas pessoas, seja para uso profissional, lazer, estudo, assim como para diversas outras finalidades. Neste contexto, os dispositivos ... -
Avanços e obstáculos na integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino médio remoto e híbrido de física
(2023-09-22)As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vêm ampliando sua presença nos processos de ensino e aprendizagem nos diversos contextos e modalidades da educação, assim como, transformando o espaço da sala de aula e o ... -
Álgebra do ensino superior versus da escola básica: uma visão dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática
(2022-01-31)O presente trabalho é um estudo de caso, qualitativo, que tem como objetivo pesquisar a respeito da relevância dos conteúdos das disciplinas que abordam anéis e grupos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ... -
Álgebra e formação docente: uma análise dos projetos pedagógicos de curso de Licenciatura em Matemática do RS
(2022-09-22)Esta pesquisa, de cunho qualitativo e de procedimento bibliográfico, teve por objetivo analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de seis Universidades Federais (UF) do estado do Rio Grande do Sul (RS), buscando ... -
Área de figuras planas: uma análise de produções stricto sensu
(2020-08-20)O objetivo desta pesquisa é mapear e analisar produções stricto sensu da área de Ensino disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca ... -
A canoagem como espaço não formal em educação matemática
(2017-11-01)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal mostrar que atividades esportivas de Canoagem, desenvolvidas em um espaço não formal de Educação, podem auxiliar na compreensão de ... -
As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC
(2015-12-21)Com o estudo proposto objetivamos analisar e compreender as concepções matemáticas dos professores, buscando proporcionar oportunidades de introduzir a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ... -
Conhecimentos sobre ensino de geometria em práticas componente curricular em um curso de licenciatura matemática
(2018-08-31)Este estudo objetiva identificar limites e possibilidades de componentes curriculares Prática de Ensino, evidenciados no desenvolvimento de conhecimentos necessários ao professor que ensina Matemática, em ... -
Constituição de zona de desenvolvimento proximal na aprendizagem de conceitos geométricos em alunos de anos iniciais tendo o GeoGebra como instrumento mediador
(2015-11-25)Este trabalho compreende as tecnologias como construtos humanos, constituindo-se como tal no processo de objetivação, que quando compartilhados, passam a ter uma função específica no interior da prática social. Dentre as ... -
A construção de mosaicos no plano por um aluno com transtorno do espectro autista
(2018-08-23)A presente pesquisa teve como objetivo verificar indícios de aprendizagem significativa em mosaicos construídos no plano, como produto de transformações geométricas com polígonos regulares, por um aluno com o Transtorno ... -
Construção de relações funcionais através do software Scratch
(2015-10-14)Esta dissertação apresenta o delineamento de uma pesquisa de mestrado envolvendo alunos do primeiro ano do Ensino Médio, a qual tem por objetivo analisar as potencialidades do software de programação Scratch na elaboração ... -
Construção e implementação de UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmica
(2019-07-09)Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da construção e implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e suas contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de Eletrodinâmica. ... -
Construções com régua e compasso envolvendo lugares geométricos: uma proposta dinâmica aliada a teoria de registros de representação semiótica
(2016-08-24)O foco desta dissertação está no estudo de lugares geométricos, e possui como objetivo de pesquisa: Investigar a mobilização de registros de representação semiótica por meio de atividades didáticas, envolvendo lugares ... -
Contribuição da visualização na análise de invariantes geométricos no desenvolvimento profissional do professor de matemática
(2022-08-08)Este trabalho passa a existir da seguinte inquietação: Como a visualização contribui para o discernimento dos invariantes geométricos por professores de matemática em uma oficina de desenvolvimento profissional? A partir ... -
As contribuições do PNAIC-matemática na formação de professores alfabetizadores do município de São Borja
(2018-08-10)Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as contribuições do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada ... -
Curso de Matemática Licenciatura/UFSM no período 2014 – 2019: uma análise a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito do PIBID
(2021-01-27)O objetivo desta dissertação é identificar aspectos do desenvolvimento profissional favorecidos na trajetória acadêmica de licenciados em Matemática (2014-2019), participantes do Pibid Matemática/UFSM, considerando ... -
Curso de Matemática licenciatura/UFSM: uma análise de projetos pedagógicos (2013-2019)
(2022-09-13)O objetivo desta dissertação é compreender a estrutura curricular do Curso de Matemática/UFSM a partir de inter-relações entre conhecimentos pedagógicos e disciplinares no PPC 2013 e no PPC 2019. Por meio de uma abordagem ... -
De estudante a professor: a formação do futuro professor de matemática no contexto do estágio supervisionado
(2018-07-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, nível de mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e insere-se no contexto do Estágio Curricular ...