Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por título
Itens para a visualização no momento 34-53 of 114
-
Construção e implementação de UEPS: contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de eletrodinâmica
(2019-07-09)Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da construção e implementação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) e suas contribuições para aprendizagem significativa de conceitos de Eletrodinâmica. ... -
Construções com régua e compasso envolvendo lugares geométricos: uma proposta dinâmica aliada a teoria de registros de representação semiótica
(2016-08-24)O foco desta dissertação está no estudo de lugares geométricos, e possui como objetivo de pesquisa: Investigar a mobilização de registros de representação semiótica por meio de atividades didáticas, envolvendo lugares ... -
Contribuição da visualização na análise de invariantes geométricos no desenvolvimento profissional do professor de matemática
(2022-08-08)Este trabalho passa a existir da seguinte inquietação: Como a visualização contribui para o discernimento dos invariantes geométricos por professores de matemática em uma oficina de desenvolvimento profissional? A partir ... -
As contribuições do PNAIC-matemática na formação de professores alfabetizadores do município de São Borja
(2018-08-10)Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as contribuições do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada ... -
Curso de Matemática Licenciatura/UFSM no período 2014 – 2019: uma análise a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional no âmbito do PIBID
(2021-01-27)O objetivo desta dissertação é identificar aspectos do desenvolvimento profissional favorecidos na trajetória acadêmica de licenciados em Matemática (2014-2019), participantes do Pibid Matemática/UFSM, considerando ... -
Curso de Matemática licenciatura/UFSM: uma análise de projetos pedagógicos (2013-2019)
(2022-09-13)O objetivo desta dissertação é compreender a estrutura curricular do Curso de Matemática/UFSM a partir de inter-relações entre conhecimentos pedagógicos e disciplinares no PPC 2013 e no PPC 2019. Por meio de uma abordagem ... -
De estudante a professor: a formação do futuro professor de matemática no contexto do estágio supervisionado
(2018-07-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, nível de mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e insere-se no contexto do Estágio Curricular ... -
Dinamismo e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticos
(2019-01-10)Esta dissertação tem por objetivo analisar como os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático às escolas municipais urbanas do município de São Borja/RS incluem as tecnologias ... -
Do aprender ao ensinar álgebra: formação de futuros professores que ensinam matemática
(2020-12-02)A presente dissertação de Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, tem como tema o ensino e aprendizagem da ... -
Educação escolar quilombola: a matemática presente em materiais publicados no site do Ministério da Educação
(2020-12-11)Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar se e como o conteúdo matemático é abordado nos materiais publicados no site do Ministério da Educação, disponíveis na plataforma da modalidade educativa Educação Escolar ... -
Educação matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo no Rio Grande do Sul: diálogos com professores formadores
(2017-10-03)A presente pesquisa investiga a estrutura dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação do Campo no Rio Grande do Sul e o envolvimento de professores das mais variadas áreas do conhecimento, entre eles, os professores ... -
Enfoque ciência-tecnologia-sociedade nos seminários integrados: potencialidades e desafios identificados para o ensino de física
(2016-07-12)No ano de 2012 o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul passou por uma reforma curricular denominada de Ensino Médio Politécnico. Esta nova proposta para o Ensino Médio orienta que o currículo escolar seja organizado ... -
Ensino da matemática na modalidade remota: quais os desafios docentes com o uso das tecnologias digitais?
(2023-05-19)Em meio ao caos da pandemia ocasionado pela Covid-19, onde toda a sociedade foi afetada diretamente pela distância física, as escolas e os profissionais da educação também tiveram que criar meios para dar continuidade ... -
Ensino de astronomia em aulas de física do ensino médio: desafios e possibilidades
(2021-12-09)A Astronomia teve sua origem a partir da curiosidade e da necessidade humana em desvendar os grandes mistérios cósmicos. Assim, observações celestes desencadearam, de forma conjunta ao desenvolvimento humano, a aquisição ... -
Ensino de física a partir da articulação Freire - CTS: lançando um olhar sobre as escolas do campo
(2018-07-04)A presente pesquisa tem como objetivo investigar elementos teóricos e práticos que podem balizar a organização de estratégias didático-metodológicas ancoradas na articulação dos pressupostos Freireanos e do enfoque Ciência ... -
O ensino de física no ensino remoto emergencial: possibilidades e desafios
(2023-02-16)A educação vivenciou um cenário atípico durante a pandemia de Covid-19, a partir do início do ano de 2020 no Brasil. O afastamento social foi proposto como medida para conter o avanço do vírus e, no contexto da educação, ... -
O ensino e a aprendizagem da progressão aritmética através da resolução de problemas
(2019-06-27)A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa resulta de inquietações e observações a respeito do ensino e aprendizagem da progressão aritmética. Nas escolas, em geral, a abordagem desse conteúdo não favorece a ... -
Ensino-aprendizagem de astronomia na cultura surda: um olhar de uma física educadora bilíngue
(2018-08-24)Nesta pesquisa temos como objetivo: ―Elaborar e analisar estratégias didático-metodológicas que perpassam e potencializam o processo de ensino-aprendizagem de Física, considerando o estudo de Astronomia na educação de ... -
Escola do campo e abordagem CTSA: UEPS como promotoras da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza com ênfase em conceitos de física
(2023-11-22)Esta pesquisa visa identificar de que maneira UEPS com abordagem CTSA podem contribuir para que estudantes de uma escola do campo aprendam significativamente ciências da natureza, com ênfase em conceitos de física. Para ... -
Esquemas em ação para aprendizagem significativa da grandeza volume: implicações para a formação inicial de professores
(2018-08-30)Esta pesquisa investigou os esquemas em ação referentes à Grandeza Volume, no contexto da formação inicial de professores de Matemática, por meio da elaboração e aplicação de testes, cujas situações-problema propostas ...