Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por título
Itens para a visualização no momento 51-70 of 115
-
Ensino-aprendizagem de astronomia na cultura surda: um olhar de uma física educadora bilíngue
(2018-08-24)Nesta pesquisa temos como objetivo: ―Elaborar e analisar estratégias didático-metodológicas que perpassam e potencializam o processo de ensino-aprendizagem de Física, considerando o estudo de Astronomia na educação de ... -
Escola do campo e abordagem CTSA: UEPS como promotoras da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza com ênfase em conceitos de física
(2023-11-22)Esta pesquisa visa identificar de que maneira UEPS com abordagem CTSA podem contribuir para que estudantes de uma escola do campo aprendam significativamente ciências da natureza, com ênfase em conceitos de física. Para ... -
Esquemas em ação para aprendizagem significativa da grandeza volume: implicações para a formação inicial de professores
(2018-08-30)Esta pesquisa investigou os esquemas em ação referentes à Grandeza Volume, no contexto da formação inicial de professores de Matemática, por meio da elaboração e aplicação de testes, cujas situações-problema propostas ... -
O estudo da acústica a partir de unidades de ensino potencialmente significativas: contribuições para uma aprendizagem significativa
(2020-12-04)Esta investigação apresenta os resultados obtidos a partir da elaboração e implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre os conceitos de Acústica. A presente pesquisa está fundamentada ... -
Um estudo da construção do “habitus” no ensino da segunda lei da termodinâmica
(2016-08-26)A Termodinâmica é um ramo da física que se desenvolveu, como ciência, após o advento tecnológico da máquina térmica e, devido à grande importância dessa tecnologia para a sociedade britânica do século XVIII. Mas, esses ... -
Estudo de uma sequência didática na perspectiva de Ausubel para alunos do sexto ano do ensino fundamental sobre astronomia
(2015-07-10)A Astronomia, ciência mais antiga, além de ter caráter motivador e grande potencial educativo, também atua de forma integradora, sendo possível constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum ... -
Explorando recursos do geogebrabook no estudo de quádricas a partir de diferentes representações
(2017-08-30)Este trabalho de dissertação apresenta como questão norteadora de pesquisa: Como as potencialidades do GeoGebraBook no estudo de superfícies quádricas podem ser exploradas a fim de gerar um material didático em que diferentes ... -
Expressão numérica: a hierarquia das quatro operações matemáticas
(2016-12-06)Para o desenvolvimento deste trabalho apresentamos na introdução alguns tópicos motivadores da pesquisa, bem como a sua problemática e justificativa. Esta dissertação tem como objetivo principal pesquisar as possíveis ... -
Física e o futebol no ensino fundamental
(2015-12-03)O presente trabalho tem por objetivo principal da pesquisa a elaboração, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino, por meio de quatro Atividades Didáticas (AD), abordando conceitos de Mecânica a partir do ... -
Formação continuada de professores do ciclo de alfabetização na avaliação de coordenadoras locais a partir de ações do PNAIC em municípios do Rio Grande do Sul
(2016-06-06)Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo conhecer o processo de formação continuada de professores do ciclo de alfabetização a partir das ações do Programa Pacto ... -
Formação de futuros professores que ensinarão matemática: um olhar para os conhecimentos geométricos
(2023-06-28)Esta dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e tem como foco a formação de professores que ... -
Formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais no curso de pedagogia EAD
(2022-03-25)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e tem como tema a formação do professor que ensina Matemática. Nesse ... -
Futuros professores de matemática em aprendizagem para o ensino nos anos iniciais: contribuições de um espaço formativo
(2019-07-19)A presente dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no âmbito do Grupo de Estudos e ... -
Geometria espacial de posição sob a ótica dos registros de representação semiótica: um estudo com licenciandos em matemática
(2019-08-27)Esta pesquisa tem por objetivo analisar tratamentos figurais mobilizados por licenciandos em Matemática ao estudar conceitos/conteúdos de Geometria Espacial de Posição. Para tal, adotou-se os pressupostos teóricos dos ... -
Habilidades de visualização espacial na formação de professores de matemática
(2023-05-25)As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. Nas últimas duas décadas, um número crescente de pesquisas tem discutido o ... -
Implementação de unidades de ensino potencialmente significativas sobre física térmica para alunos do 2º ano do ensino médio
(2015-08-05)A dificuldade na aprendizagem de conceitos de temperatura e calor é um problema enfrentado por professores em vários níveis de ensino. Embora a aprendizagem seja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar- ... -
Inclusão de alunos cegos nas classes regulares e o processo de ensino e aprendizagem de matemática
(2015-12-11)No contexto da inclusão, os desafios enfrentados por professores em sala de aula são muitos e constantes. Especificamente, em relação ao processo ensino e aprendizagem de matemática, as dificuldades são ainda maiores, ... -
Indícios de relações com a matemática de pesquisadores em educação matemática
(2021-12-17)Esta pesquisa objetiva analisar relações com a matemática explicitadas por alguns pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação que desenvolveram estudos sobre conceitos/conteúdos de matemática fundamentados na ... -
Inflação sob a perspectiva da educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-23)A Educação Financeira Escolar é um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas dentro do ambiente escolar com o objetivo de convidar o aluno a refletir a partir de um pensamento matemático e multidisciplinar sobre ... -
A interdisciplinaridade na formação continuada de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
(2018)Não foi possível copiar o resumo.