Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por título
Itens para a visualização no momento 55-74 of 115
-
Um estudo da construção do “habitus” no ensino da segunda lei da termodinâmica
(2016-08-26)A Termodinâmica é um ramo da física que se desenvolveu, como ciência, após o advento tecnológico da máquina térmica e, devido à grande importância dessa tecnologia para a sociedade britânica do século XVIII. Mas, esses ... -
Estudo de uma sequência didática na perspectiva de Ausubel para alunos do sexto ano do ensino fundamental sobre astronomia
(2015-07-10)A Astronomia, ciência mais antiga, além de ter caráter motivador e grande potencial educativo, também atua de forma integradora, sendo possível constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum ... -
Explorando recursos do geogebrabook no estudo de quádricas a partir de diferentes representações
(2017-08-30)Este trabalho de dissertação apresenta como questão norteadora de pesquisa: Como as potencialidades do GeoGebraBook no estudo de superfícies quádricas podem ser exploradas a fim de gerar um material didático em que diferentes ... -
Expressão numérica: a hierarquia das quatro operações matemáticas
(2016-12-06)Para o desenvolvimento deste trabalho apresentamos na introdução alguns tópicos motivadores da pesquisa, bem como a sua problemática e justificativa. Esta dissertação tem como objetivo principal pesquisar as possíveis ... -
Física e o futebol no ensino fundamental
(2015-12-03)O presente trabalho tem por objetivo principal da pesquisa a elaboração, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino, por meio de quatro Atividades Didáticas (AD), abordando conceitos de Mecânica a partir do ... -
Formação continuada de professores do ciclo de alfabetização na avaliação de coordenadoras locais a partir de ações do PNAIC em municípios do Rio Grande do Sul
(2016-06-06)Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo conhecer o processo de formação continuada de professores do ciclo de alfabetização a partir das ações do Programa Pacto ... -
Formação de futuros professores que ensinarão matemática: um olhar para os conhecimentos geométricos
(2023-06-28)Esta dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, e tem como foco a formação de professores que ... -
Formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais no curso de pedagogia EAD
(2022-03-25)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e tem como tema a formação do professor que ensina Matemática. Nesse ... -
Futuros professores de matemática em aprendizagem para o ensino nos anos iniciais: contribuições de um espaço formativo
(2019-07-19)A presente dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no âmbito do Grupo de Estudos e ... -
Geometria espacial de posição sob a ótica dos registros de representação semiótica: um estudo com licenciandos em matemática
(2019-08-27)Esta pesquisa tem por objetivo analisar tratamentos figurais mobilizados por licenciandos em Matemática ao estudar conceitos/conteúdos de Geometria Espacial de Posição. Para tal, adotou-se os pressupostos teóricos dos ... -
Habilidades de visualização espacial na formação de professores de matemática
(2023-05-25)As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. Nas últimas duas décadas, um número crescente de pesquisas tem discutido o ... -
Implementação de unidades de ensino potencialmente significativas sobre física térmica para alunos do 2º ano do ensino médio
(2015-08-05)A dificuldade na aprendizagem de conceitos de temperatura e calor é um problema enfrentado por professores em vários níveis de ensino. Embora a aprendizagem seja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar- ... -
Inclusão de alunos cegos nas classes regulares e o processo de ensino e aprendizagem de matemática
(2015-12-11)No contexto da inclusão, os desafios enfrentados por professores em sala de aula são muitos e constantes. Especificamente, em relação ao processo ensino e aprendizagem de matemática, as dificuldades são ainda maiores, ... -
Indícios de relações com a matemática de pesquisadores em educação matemática
(2021-12-17)Esta pesquisa objetiva analisar relações com a matemática explicitadas por alguns pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação que desenvolveram estudos sobre conceitos/conteúdos de matemática fundamentados na ... -
Inflação sob a perspectiva da educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-23)A Educação Financeira Escolar é um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas dentro do ambiente escolar com o objetivo de convidar o aluno a refletir a partir de um pensamento matemático e multidisciplinar sobre ... -
A interdisciplinaridade na formação continuada de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
(2018)Não foi possível copiar o resumo. -
Interpretações dos números racionais: uma análise no 7º ano do ensino fundamental
(2023-02-01)A presente pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com objetivo de investigar entendimentos sobre interpretações de números racionais na representação fracionária, quando são propostas atividades que enfatizam registros ... -
Introdução do conceito de função a partir do contexto da produção do fumo com vistas à aprendizagem significativa crítica
(2019-01-10)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal investigar o processo de ensino e de aprendizagem do conceito matemático função linear, no contexto da produção do fumo, em uma turma ... -
Uma investigação sobre a formação docente e a integração das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de licenciatura em física dos Institutos Federais do estado do Rio Grande do Sul
(2020-12-18)Nos dias atuais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em diversos setores, inclusive nas indústrias de equipamentos e de entretenimento. Pensando na formação docente, a ... -
Investigação sobre o trabalho de professores de matemática da rede pública estadual de Santa Maria (RS) que possuem alunos incluídos em suas salas de aula
(2017-01-20)O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserido á linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem ...