Navegação Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por orientadores "Lazzarin, João Roberto"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Equações polinomiais de até quarto grau: o limite das soluções gerais por radicais
(2021-10-15)Ao tentar buscar o enriquecimento do ensino da matemática, tornou-se pauta deste trabalho a discussão de técnicas de soluções de equações polinomiais de até quarto grau, concentrando-se nas resoluções destas sentenças ... -
Teoria dos números e criptografia RSA: uma proposta de ensino para alunos de matemática olímpica
(2018-08-24)Este trabalho traz uma proposta de ensino de Criptografia RSA para uma turma de alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, voluntários em um Clube de Matemática do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Grande parte ... -
Grafos: uma proposta aplicada ao cotidiano de alunos do ensino fundamental
(2019-07-30)Este trabalho foi desenvolvido com propósito de introduzir um novo conceito de matemática para um grupo formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Desejávamos ... -
Soluções não clássicas para problemas da OBMEP
(2013-04-15)Desde 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está presente em muitas escolas envolvendo alunos e professores. Isso ocorre porque a competição apresenta problemas diferenciados quando ... -
Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica
(2017-08-23)O objetivo deste trabalho é verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções matemáticas facilita a aprendizagem e mune de significado o conceito ... -
Matemática inclusiva: ensinando matrizes a deficientes visuais
(2015-08-07)Nos últimos anos a inclusão de portadores de deficiência vem sendo amplamente discutida, porém, ainda são poucas as alternativas para um processo que seja realmente inclusivo pois ainda esbarramos em muitas dificuldades ... -
A aritmética do jogo do nim no ensino fundamental
(2016-08-26)Com intuito de reavivar o interesse pela Matemática num grupo formado por alunos do Ensino Fundamental é que este trabalho foi concebido. Desejávamos ensinar os fundamentos de aritmética com o objetivo claro de revisar as ...