Navegação Programa de Pós-Graduação em Comunicação por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 97
-
A discursivização do indígena nos jornais impressos da Amazônia Legal
(2019-03-26)O contexto indígena no Brasil é marcado — desde 1500 — por luta, resistência em defesa da vida, cultura e dos direitos. É uma minoria pouco compreendida e vivente as margens da sociedade que, como outros brasileiros, ... -
O discurso das mulheres atingidas pelo acontecimento do desastre da Samarco no jornal A Sirene
(2024-03-26)Esta tese se propõe a refletir sobre os sentidos atribuídos ao desastre pelas mulheres atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco, em Mariana (MG). Parte-se da problemática de que há um processo ... -
Os dispositivos de vigilância em sites de redes sociais digitais como estratégia de comunicação organizacional: análise da ambiência da Universidade de Santa Cruz do Sul no site de rede social facebook
(2017-03-23)A proposta desta pesquisa é compreender como a Universidade de Santa Cruz do Sul utiliza os dispositivos de vigilância das interações midiatizadas realizadas através do site de rede social digital Facebook como exercício ... -
A disputa de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro à presidência do Brasil em 2018: análise argumentativa persuasiva das estratégias discursivas no instagram
(2020-03-31)Entendemos que vivemos em uma sociedade em que a mídia permeia diversos campos e altera suas configurações diante dos avanços tecnológicos. Levando em conta esse cenário, nos propomos a contribuir com os pensamentos ... -
Distinção em 140 caracteres: classe social, telenovela e twitter
(2015-05-19)Esta tese tem o objetivo geral de explorar a circulação e o consumo da telenovela Salve Jorge (Rede Globo, 2012/2013) no Twitter para compreender o fenômeno do consumo simultâneo TV-internet e o funcionamento da palavra ... -
Distinção, corpo de classe e estilo de vida: “as situações que a gente passa, dentro das novelas têm”
(2018-03-28)Esta tese é um estudo comparativo de recepção de telenovela realizado com 8 mulheres de classe média alta, média classe média e classe popular (média baixa e baixa) -, residentes em Santa Maria, Rio Grande do Sul. O viés ... -
Dona de casa e da própria vida? Leituras sobre o trabalho feminino na publicidade por mulheres da nova classe trabalhadora
(2016-03-07)Esta tese tem como objetivo central compreender de que modo as representações do trabalho feminino presentes na comunicação publicitária são interpretadas por mulheres da nova classe trabalhadora e como essas representações ... -
Eco da comunicação e da inovação na universidade: intersecções entre o ecossistema midiático e o ecossistema inovativo
(2023-09-26)Como se configuram as ambiências midiáticas, comunicacionais e organizativas do ecossistema de inovação nas universidades? Esta foi a questão-problema que direcionou este estudo, cuja objetificação centrou-se no ecossistema ... -
Educar para a cidadania por meio da programação da tevê pública: a experiência da TVE de Porto Alegre/RS
(2018-03-28)Esta tese tem como tema a educação para a cidadania nas tevês públicas, delimitado em assuntos relacionados às tevês educativas, especificamente num olhar sob a programação própria da TVE de Porto Alegre, RS. A questão ... -
Educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da província de Gaza-Moçambique
(2022-05-19)Nesta tese, objetivamos “Compreender como se dá o processo de educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da Província de Gaza-Moçambique”. Com este desiderato, interessa-nos estudar como se articulam o conhecimento ... -
Enfrentamentos na produção: os profissionais da criação, o campo e a construção do masculino na publicidade
(2017-10-11)O presente trabalho é um estudo da produção publicitária a partir do olhar do criativo, para isso investigamos como o campo é constituído, mobilizado e institucionalizado e de que forma afeta, em última instância, a criação ... -
Estratégias comunicacionais no contexto de crise: os contratos de comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em mídias digitais
(2016-09-12)No contexto de crise, em que a visibilidade dos fatos aumenta, a comunicação tem papel ainda mais importante, no sentido de contribuir para a reputação das organizações. Diante de tal conjuntura, este estudo tem como tema ... -
Estratégias de comunicação em cenários de plataformização da educação no atual ecossistema midiático
(2024-03-27)A presente pesquisa tem como tema comunicação e educação, mais especificamente em organizações de tecnologia educacional enquanto contextos organizacionais emergentes, e é delimitada na coevolução de seus atores organizacionais. ... -
As estratégias de responsabilização político-social da ANDI – Comunicação e Direitos nas políticas públicas de comunicação: o caso da Classificação Indicativa
(2018-07-13)A comunicação pública é per se de interesse público. Neste sentido, deve privilegiar a discussão de temas sociais que digam respeito à promoção da cidadania. Ao pensar nessa definição, entendemos que a comunicação pública ... -
Estratégias de visibilidade e de legitimação no ambiente da ecologia midiática: o ethos discursivo do professor universitário youtuber
(2021-03-29)Com a atual crise de legitimidade das grandes narrativas da modernidade (LYOTARD, 2015 [1979]) em que se observa a reorganização de valores e tradições seculares bem como a fusão da esfera pública e privada, sujeitos ... -
As estratégias discursivas e mercadológicas da Folha de S. Paulo na captação do público leitor
(2016-12-21)A midiatização traz à tona uma nova postura do leitor diante da produção jornalística. O jornal se condiciona à proposição de novos contratos de comunicação com vias a captar leitores para manter-se competitivo em um mercado ... -
Estratégias discursivas no Programa Profissão Repórter: os sentidos de cidadania aquém e além do discurso
(2018-04-13)Partindo do pressuposto de que as mídias são um espaço para produzir formas de discursivizar a cidadania dos sujeitos, percebemos que as noções de cidadania, geralmente, estão associadas ao período eleitoral, em específico, ... -
Estrutura básica da representação visual nas construções discursivas da apresentação do telejornal
(2015-02-20)O modo como as notícias são apresentadas no telejornal me instigou a procurar saber que lógica a televisão segue para fazer confluir linguagens como a verbal e visual, com o objetivo de relatar fatos, no complexo enunciado ... -
Explanação na internet: violências digitais contra mulheres
(2023-04-04)Esta pesquisa situada no campo da Comunicação, buscou por meio da abordagem teórica e metodológica da etnografia digital, compreender a produção de narrativas na internet a partir da circulação de conteúdos íntimos de ... -
Favelas cariocas no The Guardian: a cultura vivida e as representações dos impactos das Olimpíadas Rio 2016
(2020-04-03)A tese busca analisar as tensões entre as representações dos impactos das Olimpíadas Rio 2016 construídas no discurso da série “Vozes do Rio: nossa odisseia olímpica” do jornal The Guardian e a cultura vivida nas favelas ...